Cirurgia sim, dúvida não: orientação a pacientes e cuidadores na fase pré-operatória - Hospital Especializado em Oncologia de Jaú
CIRURGIA SIM, DÚVIDA NÃO.
Hospital Especializado em Oncologia de Jaú
DRS VI - Bauru
Objetivo da experiência
Orientar pacientes e cuidadores que se encontram na fase pré-operatória.
Público alvo
Pacientes cirúrgicos, juntamente com seus cuidadores / acompanhantes.
Equipe envolvida
A ação é desenvolvida pela equipe multiprofissional, representada por enfermeiros, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista.
Recursos utilizados
Áudio visual (TV), materiais diversos que o paciente utiliza durante a internação, como: bolsa e placa de colostomia, curativos, sondas, cateter intravenoso, frasco de alimentação, cânulas, etc.
Interface com outras áreas e/ou serviços
- Recepção;
- Agendamento cirúrgico;
- Serviço de anestesia;
- Unidades de Internação Cirúrgicas (UI);
- Centro Cirúrgico (CC);
- Sala de Recuperação Anestésica (SRA);
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Breve histórico da experiência
Primeiro é apresentado os objetivos do projeto, a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas.
O enfermeiro inicia a orientação de internação envolvendo a fase pré e pós operatória, e em seguida é passado o filme ilustrativo, onde mostra a simulação de um paciente e cuidador que chegam internar para o processo cirúrgico. O filme demonstra o paciente e cuidador na recepção do hospital, depois sendo encaminhado a enfermaria cirúrgica e recebendo orientação pré operatória pelo enfermeiro. Em seguida o mesmo é encaminhado ao centro cirúrgico (CC), recebido pelo serviço de anestesia, e encaminhado a sala de cirurgia. Onde acontece a simulação da cirurgia, após a recuperação anestésica (SRA) e sua recuperação na unidade de terapia intensiva (UTI). Em seguida o vídeo mostra o paciente retornando a unidade de internação, seguindo no pós operatório e após recebendo orientações e alta hospitalar.
Desenvolvimento da ação
O projeto é desenvolvido de segunda a sexta feira, no horário das 7 às 8 horas na sala de recepção geral, onde os pacientes aguardam para ser chamados nas senhas. Eles recebem orientação no dia que está agendado para passar em avaliação com a equipe de anestesia, ou seja, previamente a data da cirurgia que já está agendada.
Resultados alcançados
Aproximação da equipe multiprofissional com os pacientes e acompanhantes, diminuição da ansiedade do desconhecido, esclarecimentos de dúvidas, acolhimento. Identificação da necessidade de atendimento individualizado por algum profissional. Então o mesmo já recebe orientações para procurar o serviço/setor específico.
Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?
Ainda é cedo para detalharmos especificamente, pois estamos acompanhando e avaliando dia a dia. As fragilidades/vulnerabilidades encontradas já foram sendo alinhadas.
Qual é o diferencial da experiência? Por que é uma experiência inovadora?
Devido o paciente sentir-se acolhido pelo hospital, pelo mesmo entender que existe uma equipe multiprofissional direta e indiretamente trabalhando para seus cuidados. O paciente chega mais confiante com o serviço, equipe e procedimentos a ser realizados. Evita o cancelamento de cirurgias por intercorrências que o desconhecido/medo proporcionam, como a hipertensão, descompensação da glicemia, entre outros.
A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?
Sim, com o fortalecimento do projeto, pode o mesmo ser individualizado a grupos específicos de pacientes por especialidades, e assim as orientações serem mais focadas.
Contato
enfermagem.alessandro@amaralcarvalho.org.br