Casa da Gestante, Bebê e Puerpera - Hospital e Maternidade Interlagos
ABERTURA DA CASA DA GESTANTE BEBE E PUERPERA
Hospital e Maternidade Interlagos
DRS I - Grande São Paulo
Objetivo da experiência
Abertura de unidade peri hospitalar de acolhimento, orientação, acompanhamento.
Público alvo
Usuária SUS período gestacional, puerpério e assistência Recém-Nascido (RN).
Equipe envolvida
- Gestor Maternidade Interlagos, Coordenadora Materno-Infantil do Hospital Geral de Pedreira e Articulador de Humanização (AH) do Núcleo Técnico de Humanização (NTH).
Recursos utilizados
- Visita Hospital Sofia Feldman
- Organização do grupo de trabalho interno
- Reunião gestão e apresentação ações
Interface com outras áreas e/ou serviços
- Maternidade Interlagos
- Hospital Geral de Pedreira
- NTH - AH
Breve histórico da experiência
- Ação disparadora visita ao Hospital Sofia Feldman;
- Alta taxa de ocupação;
- Possibilidade de internação domiciliar RN de risco.
Desenvolvimento da ação
- A Comissão de Humanização criou um grupo de trabalho.
- Aproximou o trabalhador, que contribuiu com a construção da proposta do protocolo.
- Recursos diretos.
Resultados alcançados
- Comprometimento da equipe multiprofissional.
- Estruturação do processo de trabalho, manutenção do dialogo e discussão dos casos, revisitando e estruturando a linha de cuidado.
- Acolhimento do usuário com garantia da informação recebida.
- Possibilidade de aproximação das pessoas nas rodas de conversas (trabalhadores internos e das unidades referenciadas).
Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?
- Encaminhamentos incorretos da rede de referência.
- Inconsistência nos dados do usuário no sistema CROSS, dificultando e/ou impossibilitando a chegada de informações pertinentes ao tratamento.
- Dificuldade para garantir a presença das unidades de referência nas rodas de conversa.
- Falta de referência diagnóstica na região.
- Índice absenteísmo elevado.
Qual é o diferencial da experiência? Por que é uma experiência inovadora?
- Acompanhamento da equipe multidisciplinar dos caminhos na rede percorridos pelo usuário.
- Probabilidade para o aumento do número de vagas.
- Otimização no tempo de atendimento, diagnóstico, definição e efetivação do tratamento.
- Programa com equipe multidisciplinar consistente e estruturado.
- Projeto terapêutico singular efetivo.
- Clinica ampliada implantada.
- Aumento do nível de confiança e satisfação dos usuários.
- Construção de indicadores assistenciais e administrativos.
A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?
Aproximação da rede com construção e adequação dos processos de trabalho, qualificando a assistência prestada ao usuário.
Índice elevado de satisfação do usuário relacionado às soluções imediatas às manifestações espontâneas, e sanções e/ou melhor direcionamento do problema.
Contato
milena@ameinterlagos.org.br