Atestados e Relatórios: garantir ao paciente o acesso a seus documentos - Hospital Especializado em Oncologia de Jaú
ATESTADOS E RELATÓRIOS: GARANTIR AO PACIENTE O ACESSO A SEUS DOCUMENTOS
Hospital Especializado em Oncologia de Jaú
DRS VI - Bauru
Objetivo da experiência
Garantir ao paciente o acesso a atestados, relatórios e cópia de documentos de seu prontuário para que consiga garantir seus direitos enquanto paciente.
Público alvo
- Pacientes
Equipe envolvida
- Setor de Atestados e Relatórios;
- Corpo Clínico;
- Serviço Social;
- Ouvidoria;
- Jurídico.
Recursos utilizados
- Recursos Humanos;
- Material administrativo.
Interface com outras áreas e/ou serviços
- Outros Hospitais e Serviços.
Breve histórico da experiência
A Instituição diante da dificuldade dos pacientes em conseguir atestados e relatórios sobre seu tratamento e também da falsificação de documentos internos decidiu criar um setor específico para atendimento dessa demanda.
Desenvolvimento da ação
O paciente solicita a documentação que precisa diretamente no setor de atestados e relatórios e este providencia junto ao Corpo Clínico ou outros profissionais e administração.
Resultados alcançados
- O paciente tem orientação e acesso com maior rapidez a documentação necessária para garantir seus direitos.
Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?
- Dificuldade no entendimento do Corpo Clínico sobre a importância da documentação para os pacientes;
- O paciente tem dificuldades em entender a legislação em geral e também as normas da Instituição;
- Muita burocracia do Poder Público.
Qual é o diferencial da experiência? Por que é uma experiência inovadora?
Garante o direito do paciente com maior rapidez e resolutividade.
A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?
Aprimoramento contínuo.
Contato
servicosocial.vanessa@amaralcarvalho.org.br