Humanização

A A A Tamanho do texto

Apresentação

 

O projeto "Hospitais de Referência em Humanização", proposto e desenvolvido pelo Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, visa disseminar ações de Humanização com reconhecido valor para a melhoria dos processos assistenciais e de gestão nas unidades de saúde. Os principais objetivos do projeto são: dar apoio técnico e metodológico para qualificação de ações das instituições de referência e compartilhar estas experiências com as demais instituições hospitalares.

 

O projeto possibilita a criação de parcerias para multiplicação, disseminação e formação na implementação dos princípios, estratégias e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH) e das linhas de ação da Política Estadual de Humanização (PEH). 

 

Com início em agosto de 2012, a proposta metodológica contemplou nas unidades de referência as seguintes etapas: o levantamento histórico da humanização; análise das potencialidades e desafios de cada instituição; elaboração de diagnóstico com proposta organizacional horizontalizada; mapeamento das Ações de Humanização correlacionando com a PNH; elaboração do plano institucional de humanização e identificação da ação de referência para disseminação às demais unidades de saúde. Este processo foi desenvolvido por meio de encontros mensais itinerantes e com apoio do Núcleo Técnico de Humanização.

 

Integram este grupo as seguintes instituições e as específicas ações de referência em Humanização (clique no nome da instituição para acessar o detalhamento da ação de referência):

 

 

1.    Hospital Estadual Américo Brasiliense - Grupos de Trabalho

 

2.    Hospital Estadual São Mateus - Hospital Amigo do Idoso

 

3.    Hospital Geral de Itapecerica da Serra - Política de Direitos dos pacientes, familiares e acompanhantes

 

4.    Hospital Geral de PirajussaraCuidando do Cuidador

 

5.    Hospital Regional de Cotia - Gestão Transversal

 

6.    CRT AIDS - Conselho Gestor

 

7.    ICESPAtenção ao Colaborador

 

 

Em 2014, as instituições de referência oferecem um cronograma de visitas para compartilhamento de experiências com as instituições de saúde da SES-SP.

 

Clique aqui para acessar o cronograma e ter informações dos contatos para o agendamento de visitas.

 

Responsáveis NTH:

 

  • Elânia M. Ferreira
  • Joaquim José Glória Junior

 

Contato: humanizases@saude.sp.gov.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado