CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas

A A A Tamanho do texto

Farmácia

Atendimento na farmácia da Regional de Saúde será só por agendamento a  partir de setembro

 

A farmacia é um dos setores de extrema importância no âmbito de saúde, onde o farmacêutico tornou-se um profissional multidisciplinar de necessidade primordial, sendo que é necessário, o correto armazenamento de estoque, a distribuição, dispensação de medicamentos, orientação, sempre de acordo com o cuidado farmacêutico aos pacientes.

Nesta unidade a farmácia funciona 24 h, contando com três farmacêuticos fixos, dez profissionais  auxiliares e oito plantonistas extras, garantindo a assistência farmacêutica integral, previsto pela legislação sanitária.

Nesta instituição, por ser um centro de referência de atendimento de álcool, tabaco e outras drogas, possuímos maiores números de medicamentos psicotrópicos, porém trabalhamos também com Antirretrovirais sendo também considerados Unidade Dispensadora de medicamentos de Antirretrovirais (UDM), que são medicamentos para o tratamento de HIV/Aids/ PEP/ PrEP.

A unidade possui 36 leitos, e a dispensação é de acordo com a dose unitária,  onde cada paciente recebe sua medicação, através  da prescrição médica, com  horários estabelecidos pela equipe de enfermagem. Desta maneira, entrosamento com a equipe multidisciplinar, sob a forma de administração, diluição de medicamentos, horário, dosagem, tem que estar equiparado ao médico, para haver a sincronia e recuperação do paciente, a fim de obtermos o resultado esperado.

A dispensação dos pacientes do CAPS ocorre de acordo com ao pacientes atendidos no CRATOD, com número de prontuário, que pode ocorrer da seguinte forma à critério médico:

 - Medicação fracionada: Dispensação para o paciente de forma fracionada, ou seja, dispensação a cada 7 ou 15 dias;

- Medicação Supervisionada: Dispensação diária ao paciente, sob supervisão da enfermagem;

- Dispensação ambulatorial ( atendimento da receita completa ) de acordo com a Portaria 344/98 ANVISA.  

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado