Coordenadoria de Recursos Humanos

Encontro Internacional de Recursos Humanos

No dia 30 de junho de 2022, a CRH realizou o Encontro Internacional de Recursos Humanos. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do EAD/SES no YouTube, e contou com a participação de representantes de instituições de quatro países de língua portuguesa - Brasil, Portugal, Angola e Moçambique:

• Cida Novaes – Coordenadora de Recursos Humanos da CRH/SES-SP
  • Luís Lira – Diretor Corporativo de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da FMUSP
  • Cristina Cruz – Co-fundadora da Comunica RH-Portugal
  • Carlos Alberto – Presidente do Conselho de Administração (CEO) no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Portugal
  • Vicente Sitoe – Diretor Executivo da SDO – Moçambique
  • Valodia Sabalo -  DRH Luanda Medical Center – Angola

Na ocasião, todos os participantes puderam compartilhar os conhecimentos de Recursos Humanos adquiridos durante suas trajetórias profissionais. Para Cida Novaes, responsável pela abertura, o evento foi fundamental para fortalecer a troca de experiências sobre os desafios e tendências da área de RH em Saúde. “Acreditamos que outras iniciativas e projetos surgirão”, afirma a Coordenadora.

Segundo Cristina Cruz, o RH tem introduzido boas práticas de desenvolvimento de pessoas e do próprio negócio, atuando como parceiro e facilitador, voltado a tudo aquilo que é necessário para conduzir as pessoas em termos de organização e deixando “de ter um papel muito administrativo para ser mais estratégico”.

Carlos Alberto abordou o tema “Inovação: Saúde e Gestão de Pessoas”, contando sobre a sua experiência e atuação profissional. Para ele, o que se espera dos gestores é que tenham a capacidade de ultrapassar dificuldades, ainda que não seja possível trazer soluções sozinhos para este sistema.

Vicente Sitoe falou sobre “Diversidade e Inclusão nas empresas: ações afirmativas visando a heterogeneidade das pessoas”. O diretor da SDO – empresa de consultoria especializada no Capital Humano localizada em Moçambique – considera que “as organizações estão se tornando cada vez mais tolerantes para com as diferenças”.

A diretora de Capital Humano, Valodia Sabalo, apresentouOs desafios em recrutar e reter profissionais de saúde na Era pós-Covid: perspectiva na Administração Hospitalar”. Diante de todas as adversidades decorrentes da pandemia da Covid-19, ela destaca que os profissionais de recursos humanos precisam ser bastante criativos em elaborar soluções e em manter os colaboradores engajados.

Para Luís Lira, o pós-covid pode ser denominado como um novo tempo, que exige criatividade em capacitar e desenvolver as pessoas. “O mais desafiador é o retorno, porque não podemos voltar como éramos antes, nós vamos ter que voltar muito melhores. Temos que enxergar o nosso colaborador como um protagonista. Eu não quero somente o melhor técnico trabalhando comigo, eu quero o melhor ser humano”.

O Encontro é fruto de uma parceria entre a CRH, HCFMUSP e Comunica RH. A troca de experiências é fundamental para a área de Recursos Humanos, para que a partir das práticas adotadas entre as instituições, seja possível aprimorar a Gestão de Pessoas para as pessoas.