Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

VÍDEO INSTITUCIONAL

HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

O HCFMRP-USP iniciou suas atividades em 30 de julho de 1956, é campo de atividades de ensino para graduação, pós-graduação em mestrado e doutorado em diversas áreas da saúde, além de pós-graduação lato senso, como aprimoramento profissional, especialização e residência médica e multidisciplinar. Oferece assistência à saúde de nível terciário, pelo SUS, para toda macrorregião de nossa cidade, chegando inclusive a atender pacientes referenciados de outras regiões e até mesmo, de outros Estados. A área de referência, denominada macrorregião de Ribeirão Preto, abrange os Departamentos Regionais de Saúde de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, com uma população composta de, cerca de, 4 milhões de habitantes. Como forma de organizar o fluxo de pacientes entre o Hospital e a região, foi desenvolvido internamente um sistema informatizado de gestão da agenda de consultas eletivas, colocado à disposição da Regional de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde da Região. O HCFMRP-USP conta atualmente com o novo HC Criança com Ambulatórios, Enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica.

O Hospital das Clínicas fortalecendo sua área de ensino criou em 1998, o CEAPS – Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde do hospital que tem por finalidade implementar programas de formação, treinamento, habilitação, aprimoramento e especialização do profissional de saúde, objetivando a capacitação para a atenção à saúde integral do paciente. O CEAPS oferece todo apoio logístico institucional, contemplando salas de aula presenciais ou por vídeo conferência, anfiteatros e estrutura para realização de eventos como simpósios e cursos, tendo para isto uma secretária e funcionários técnicos administrativos de apoio.

Os alunos do Curso de Especialização ainda contam com a infraestrutura oferecida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde podem ter o acesso ao acervo da Biblioteca Central da USP Ribeirão Preto (BCRP - USP) podendo efetuar empréstimos de livros e periódicos, autorizados pelos Setores onde estão lotados. A BCRP-USP possui área física de 4.243 m². O seu acervo é formado por 92 mil livros, 5.186 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros com acesso on-line (texto) e 2.243 títulos impressos são recebidos correntemente, 13.000 teses, 60.000 trabalhos científicos publicados pelo corpo docente do campus de Ribeirão Preto, para atender aos cursos de Administração, Biologia, Ciência da Informação e Documentação, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Farmácia Bioquímica, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Medicina, Música, Nutrição e metabolismo, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química e Terapia Ocupacional. A Biblioteca Central promove treinamentos para capacitar graduandos, pós-graduandos e alunos de especialização em acesso às bases de dados e textos completos de revistas científicas (nacionais e estrangeiras) e, em apresentação de trabalhos científicos. Os treinamentos são dados em três modalidades, com duração de quatro horas cada um, sendo estes 1 - Ferramentas e acesso às bases de dados; 2 - Acesso online à textos completos de periódicos e 3 - Apresentação de trabalhos científicos (monografias, dissertações e teses) e normalização de referências bibliográficas de acordo com a ABNT, APA e VANCOUVER.

Todo este complexo tem atividades de ensino, pesquisa e assistência o que garante espaços com salas equipadas para atendimentos de pacientes e salas de aula e de reuniões, no quadro abaixo foi elencado alguns dos espaços para reuniões, aulas e palestras, alguns com a possibilidade de Videoconferência.

Endereço: Campus Universitário – Bairro Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP

CEP: 14048-900       Fone: (16) 3602-100