Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Pós-Graduação

  GDRH   |    Quem Somos      |   

 

Especialização lato sensu

Unidades/Cursos
Ingresso

 

Gestão do conhecimento

Regimento CEFORSUS/SP
Regimento da Comissão Especial
Comissão Especial
Biblioteca Virtual de Saúde - BVS

 

Área do aluno

Manual do Aluno
Manual de Orientações para o alu-
no da Especialização em Gestão
de Pessoas em Saúde
Manual de Orientações para o alu-
no da Especialização em Gestão
de Serviços em Saúde
Formulários/Requerimentos
Guia Para Elaboração do TCC
2024
Protocolo de Entrega do TCC

 

Área coordenação/docente

Manual do Docente
Esp. Gestão de Pessoas
Manual do Docente
Esp. Gestão de Serviços
Manual Técnico-Administrativo
Manual do Coordenador

 

Sistemas

MOODLE AVA - Ambiente Virtual de
Aprendizagem

 

 

 

 

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP "Dr. Antônio Guilherme de Souza" – CEFOR/SUS/SP tem como proposito garantir a formação e a qualificação dos trabalhadores do SUS/SP como profissionais críticos, conscientes, afetivos e participativos, visando uma maior qualidade na prestação de serviços de saúde à população. O CEFOR/SUS/SP, nos últimos 6 (seis) anos, visando se tornar referência como Centro de Formação, vem ampliando o seu corpo técnico pedagógico, promovendo e estimulando o desenvolvimento profissional de membros de sua equipe a ingressar em cursos de pós-graduação Stricto sensu e na busca pelo novo saber. Atualmente, contamos com 5 (cinco) pedagogos e 220 docentes vinculados aos Cursos de Especialização. São profissionais qualificados e dedicados que contribuem no desenvolvimento do Centro de Formação.

 

Como fruto da soma dos vários esforços, o CEFOR/SUS/SP foi reconhecido em nível federal como Escola de Saúde Pública pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

 

A Pós-Graduação Lato Sensu tem como finalidade:

 

• Especialização Profissional aberta a graduados em cursos vinculados a área da saúde e afins, com o objetivo de qualificar e/ou aprofundar a capacitação para o exercício profissional;

 

• Aperfeiçoamento Profissional, para aprofundar e/ou ampliar a capacitação para o exercício profissional, em áreas da saúde e afins;

 

• Atualização profissional, visando a difusão e/ou reciclagem da capacitação para exercício profissional na área da saúde, destinado a profissionais graduados em cursos ligados à saúde e afins;

 

• Difusão Cultural, buscando difundir conhecimentos e técnicas para a comunidade sob a forma de curso presencial e/ou a distância.

 

Conta com a capacidade técnica instalada de sua estrutura hierárquica, prevista no Decreto nº 51.767/2007, e possui 03 (três) Unidades Didáticas de Apoio, discriminadas na conformidade que segue:

 

I – Unidade Didática de Apoio I - Instituto Pasteur - Avenida Paulista, nº 393, Cerqueira César, São Paulo – SP, CEP 01311-000;

 

II – Unidade Didática de Apoio II - Instituto de Saúde - Rua Santo Antônio, nº 590 - Bela Vista - São Paulo – SP, CEP 01340-000;

 

III – Unidade Didática de Apoio III - Instituto Adolfo Lutz - Avenida Dr. Arnaldo, nº 355 – Cerqueira César - SP, CEP 01246-000.

 

Às Unidades Didáticas de Apoio cabe oferecer o aporte técnico e operacional às ações de planejamento, execução e avaliação dos Cursos de Pós-graduação Lato sensu realizados nas Unidades de Saúde do Estado de São Paulo.

 

O CEFOR SUS/SP conta também com a capacidade técnica instalada em unidades da estrutura hierárquica da Secretaria da Saúde a quem, na qualidade de Unidades de Saúde, cabe a execução descentralizada das ações educacionais de pós-graduação, bem como a coordenação local dos cursos.

 

As Instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES/SP, respeitados os dispositivos legais que regem a matéria, poderão oferecer Cursos de Pós-graduação, em semelhança às diretamente subordinadas. Atualmente, os cursos de pós-graduação propostos pelo CEFOR/SUS/SP são desenvolvidos nas 11 (onze) Unidades, a saber:

 

• 3 (três) Unidades Didáticas de apoio

 

• 6 (seis) Unidades de Saúde próprias, integrantes da sua estrutura, composta por hospitais e ambulatórios de especialidades da SES/SP, que são: (1) Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – IPGG, (2) Conjunto Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - CHPBG, (3) Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Itapeva, (4) Instituto Lauro de Souza Lima – ILSL, (5) Instituto de Infectologia Emílio Ribas-IIER e (6) Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – IDPC

 

• 2 (duas) Unidades vinculadas à SES/SP: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – HCFMB, da UNESP, e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP da USP

 

O Conselho Estadual de Educação (CEE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, aprovou, em 2017, o Credenciamento do Centro de Formação de Recursos Humanos Para o SUS/SP "Dr. Antônio Guilherme de Souza" – CEFORSUS/SP como Escola Superior através da Portaria CEE-GP 403/2017, de 28/08/2017, publicada no DOE-SP de 29/08/2017, pelo prazo de cinco anos, permitindo que fossem oferecidos Cursos de Especialização Lato sensu. Foi recredenciado através da Portaria CEE-GP 495, de 18 de novembro de 2022, publicado no DOE-SP de 19/11/2022.

 


 

  Destaques

 

No dia 1/3/2024 foi realizada a Aula Magna dos Cursos de Especialização do CEFORSUS/SP com objetivo de apresentar o CEFORSUS/SP e informar sobre registros,  manual do aluno, regimento interno.
Nos dias 28 e 29/02/2024 foi realizado o 2° Congresso de Especialidades em Saúde do Grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos – GDRH tendo como público alvo Gestores dos Cursos de Especialização da SES/SP, Coordenadores da Comissão Local das Instituições vinculadas, Docentes, Bolsistas Ingressantes e Ex-Bolsistas das turmas de 2018 a 2023 das Instituições vinculadas ao CEFOR/SUS/SP, profissionais da saúde e graduandos da área da saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado