Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal

A A A Tamanho do texto

Zoonoses

Conheça as doenças transmitidas por animais de estimação.

 

    Os animais de estimação já conquistaram uma grande relevância na vida do ser humano, especialmente devido aos benefícios que trazem aos seus tutores. O convívio com cães e gatos pode ajudar a reduzir o estresse, controlar a ansiedade, melhorar quadros de depressão, aumentar o estímulo para prática de atividade física, facilitar a socialização de crianças e idosos, além de outras inúmeras vantagens podem vir com essa convivência.

   

    Esse estreitamento de laços trouxe também riscos à saúde para ambos os lados, levando a relação dos humanos com os pets ser extremamente relevante para a Saúde Pública. Isso porque existem diversas doenças e infecções que podem ocorrer nessa relação humano-animal, seja no contato direto com os cães e gatos ou através do meio ambiente em que convivem, incluindo os vetores (pulgas, carrapatos e pernilongos) e reservatórios (animais ou pessoas) envolvidos na cadeia de transmissão. Essas doenças são conhecidas como ZOONOSES.

 

    Entre as zoonoses mais importantes transmitidas por cães e gatos devemos destacar a raiva, a leishmaniose, a leptospirose, a toxoplasmose, a escabiose e as verminoses. O risco de infecção pode se tornar maior quando os tutores desconhecem o modo de transmissão dessas doenças e as formas de prevenção. Para saber mais informações sobre as zoonoses transmitidas por cães e gatos acesse os textos abaixo, desenvolvidos e publicados pelo CRMV-SP.

 

Raiva

 

Leishmaniose

 

Esporotricose

 

Toxoplasmose

 

Doença da Arranhadura do Gato

 

Sarna

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado