EDUCOM SAUDE SP
Em 2022 - a última chamada para o curso Educom.Saúde-SP -
O projeto denominado “Educom.Saúde-SP” foi inaugurado em 2019 pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, envolvendo uma parceira com a Escola de Comunicação e Artes-ECA/USP e Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação. O projeto tem como escopo a formação de profissionais de saúde em Educomunicação que estão nos municipios paulistas e que executam ações de vigilância e controle das arboviroses ou controle de endemias.
A formação de pessoas com o referencial da Educomunicação tem favorecido a construção de ações coletivas mui significativas para a coletividade, envolvendo profissionais da saúde, parceiros de diferentes segmentos sociais e a própria população.
A proposta de ensino proporciona a construção e o aprimoramento do processo de trabalho e incorporação de conceitos e principios da Educomunicação que conduzem a reflexão sobre o processo de trabalho, uma visão crítica e emancipatória sobre a realidade de saúde no âmbito local e a possibilidade de incorporação de recursos digitais de comunicação nas praticas de educação em saúde.
Até o presente momento foram realizadas tres edições de capacitação, nos anos de 2019, 2020 e 2021, envolvendo municípios de diferentes portes populacionais.
Para 2022 será oferecida a ultima edição do processo formativo em Educomunicação, sendo uma rara oportunidade para apropriação de conhecimentos que podem fazer a diferença nas praticas de saúde. Assim estimulamos os profissionais de saúde a não perderem a oportunidade de adquirir conhecimento basico na área.
Outras etapas do projeto estão em andamento, como a assessoria técnica para apoio, revisão e avaliação dos projetos educomunicativos que possibilita aos veteranos um apoio para revisão de projetos e a implementação em seu território, numa linha de integração teórico-pratica do processo educacional.
O conteúdo para a capacitação de 2022
1ª) Referenciais teóricos da Educomunicação aplicados ao contexto de epidemias e pandemias (tema introdutório e contextualizado).
2ª) Linguagens da Educomunicação, a partir de exercícios e vivências.
3ª) Desenho de um plano de ação educomunicativo a ser aplicado no espaço municipal.
Obs: A plataforma do AVA (online) privilegia uma pedagogia de respeito ao tempo do cursista a partir de um diálogo permanente, de forma a permitir que todos os alunos avancem com segurança e motivação. O curso conta também com tutoria especializada em tempo integral de vigencia da capacitação.
EQUIPE DE GESTÃO DO PROJETO EDUCOM.SAÚDE
Ismar de Oliveira Soares – ABPEDUCOM – Coordenação Geral
Irma T.R. Neves Ferreira - SUCEN/CCD/SES – Coordenação Pedagógica
Claudemir Edson Viana - NCE/ECA/USP- Assessoria em Educomunicação
Jurema Brasil – ABPEducom – Gestão Administrativa