Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

Plenária Popular Sudeste: Universo da Saúde

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e a Plenária dos Conselhos de Saúde do Estado de São Paulo organizam, de 21 a 22 de março, a "Plenária Popular Sudeste: Universo da Saúde", um evento aberto e gratuito à população dedicado à cidadania, ao direito à Saúde e à discussão da garantia dos preceitos constitucionais de equidade, acesso, qualidade e universalização do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Plenário Franco Montoro (Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo - SP). 

 

Na manhã do sábado (21/3), a população  terá acesso gratuitamente aos principais serviços em Saúde, incluindo Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa, Práticas de Saúde de Outros Povos e as dimensões da cura nas mais diversas Religiões (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Espiritismo, Pentecostais, Orientais e Afrobrasileiras), bem como um espaço de alimentação e orientação nutricional. 

 

"O objetivo do evento é aproximar e integrar os diversos campos da Medicina Biomédica, Preventiva, Complementar do SUS às práticas de cura, alimentação e fé da população", afirma a Secretária Executiva de Conselho Estadual de Saúde, Stela Pedreira. 

 

No mesmo dia (21/3), na parte da tarde, os participantes terão acesso a palestras com as temáticas "Espiritualidade", "Dimensão da Cura na Fé" e "Medicina Integrativa", com autoridades e estudioso do assunto.

 


O domingo (22/3) será reservado a elaboração da "Carta da Região Sudeste", que trará os desejos dessa região para um SUS de melhor qualidade e acesso à população.

 

Participarão do evento os Coordenadores Estaduais de Plenária da Região Sudeste, representantes dos Conselhos de Saúde de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, movimentos de educação popular para a Saúde, movimentos religiosos e de qualidade de vida e bem-estar.

 

SOBRE AS PLENÁRIAS DE CONSELHOS DE SAÚDE

 

As Plenárias de Conselho de Saúde foram construídas e fortalecidas por Conselheiros de Saúde de todo o País, um espaço de debate e luta por mais recursos para a saúde, pela vinculação orçamentária, por realização de Conferências de Saúde e, acima de tudo, pela participação e controle social. 

 

O propósito e o caráter combativo em defesa do exercício efetivo da participação da sociedade civil nas decisões com a indicação de formas autônomas de organização da população, independentes do Estado, mobilizados diretamente pela população nos bairros e regiões, com o objetivo de estimular a participação da população na luta pela melhoria da qualidade de vida e saúde. 

 

A proposta é que a Plenária Sudeste seja um espaço  que conte com a representação das diversas áreas da saúde, movimentos  populares, representantes de  diversas etnias e  povos do  campo, da floresta e das águas e representantes da educação popular em Saúde,  com o intuito de promover não somente o debate, como também , a integração entre todos.


 
O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo na 236ª reunião do Pleno deliberou o apoio para a realização da Plenária Sudeste congregando representantes dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e também incentiva a participação da Coordenação de Plenária Estadual de São Paulo, por meio do representante do segmento usuário o conselheiro Arnaldo Marcolino nos Plenos dos outros estados para a integração e divulgação junto a todos os atores envolvidos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sábado - 21/3


9h Abertura
10h Exposição dos Hemisférios (Visitação e experimentação)
12h Almoço no Central
14h Palestras:  "Metafísica e Espiritualidade", "Dimensão da Cura na Fé", com o Padre Antonio Bogaz e "Práticas e Cura na Saúde e sua relação com o SUS" com o Prof. Carlos Botazzo 
15h Grupos de Discussão

 

Domingo - 22/3


9h  Plenária Regional e elaboração da "Carta de São Paulo"
12h  Encerramento


 

Plenária Popular Sudeste: Universo da Saúde
Data / Horário: 21 e 22 de março de 2015 às 9 horas 
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Plenário Franco Montoro - Ibirapuera - São Paulo - SP

 

Informações:
Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES-SP)
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 - 6º andar - sala 603
05403-000 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3066-8714
E-mail: ces@saude.sp.gov.br

 

INSCRIÇÕES:


Somente online no endereço: ces@saude.sp.gov.br

Impreterivelmente até 16/03/2015, às 17 horas


VAGAS LIMITADAS POR ESTADO

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição para Conselheiros de Saúde
Clique aqui para baixar a ficha de inscrição para Visitantes

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado