Conselho Estadual de Saúde

CES-SP participa de Oficina do Cartão SUS

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo participou, nos dias 25 e 26 de março, da Oficina do Cartão SUS, realizada em São Paulo.  O objetivo do encontro foi identificar os desafios e as potencialidades do Cartão SUS, bem como a importância deste instrumento para a melhoria da qualidade dos Serviços de Saúde no Estado.

De acordo com o Secretário Adjunto de Estado da Saúde de São Paulo, Wilson Modesto Pollara, o Cartão SUS é um instrumento decisivo à gestão do sistema e ao mapeamento das necessidades de atendimento cada região.  ¿Para garantir a saúde do cidadão é necessária a gestão do binômio ¿qualidade e acesso¿, e isso só é possível por meio da identificação exata das necessidades da população, e do registro de atendimento de cada paciente pelo médico¿, afirma. ¿O Cartão SUS será o instrumento de gestão e informação de toda a Saúde¿.

O Conselheiro Estadual de Saúde e Coordenador de Plenária do Estado de São Paulo, Arnaldo Marcolino, ressaltou também a importância do Cartão SUS para assegurar a saúde do trabalhador.  ¿Estamos trabalhando em um direito que é nosso, por isso é essencial a discussão do Cartão SUS também na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora¿.

Cerca de 120 pessoas participaram do evento, entre diretores e coordenadores de Áreas Técnicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde, representantes dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e Municípios de São Paulo, e empresas de tecnologia para a Saúde.
¿Foram dois dias de trabalho sólido e sério, com uma metodologia participativa, dinâmica, para a construção de um conhecimento coletivo¿, enfatizou o Diretor da Área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Cid Pimentel. ¿O Cartão SUS representa o exercício da cidadania, que se conquista a cada passo, no dia a dia - um projeto de Estado e do povo para a melhoria e modernização da gestão e do sistema de informações¿, completa.

Veja mais na página do CES-SP no Facebook