CES-SP debate Vacinação contra a Covid- 19
Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde explicou toda a logística em SP
A Comissão de Gestão do Trabalho e Funcionamento dos Serviços de Saúde do Estado de São Paulo realizou, no dia 20 de janeiro, reunião ampliada para debater o Plano de Vacinação contra a Covid- 19, com a presença da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), órgão da Secretaria de Estado da Saúde responsável pelo planejamento das ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e a prevenção de quaisquer mudanças nos fatores determinantes do processo de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos.
Na estrutura da CCD estão inseridas as instituições ligadas à saúde coletiva, que desenvolvem as atividades de vigilância epidemiológica e sanitária, diagnóstico laboratorial, controle de vetores, imunização, documentação histórica e educação continuada.
Durante a reunião, as Assessoras Técnicas da CCD Claudia Carnevalle e Tatiana Lang D’Agostini fizeram uma breve explanação sobre o Documento Técnico da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19, desenvolvido pela Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE). “Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina, foram definidos grupos prioritários segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina”, evidenciou Carnevalle.
O Plano Nacional de Imunização (PNI) estabeleceu como meta vacinar pelo menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.
O sistema oficial a ser utilizado pelo Estado de São Paulo será o Vacivida que é uma plataforma on-line que permite o registro das doses aplicadas da vacina de forma nominal, relatório de doses aplicadas e cobertura vacinal diária. O que é uma inovação em sistemas de informação para a vigilância em saúde. Cada vacinado receberá seu comprovante de vacinação impresso com mecanismos de segurança antifraude e no seu verso um QRcode que direciona o cidadão ao aplicativo do Poupatempo digital, no qual será possível acessar seu comprovante com certificação digital.
A Comissão de Gestão do Trabalho e Funcionamento dos Serviços de Saúde do Estado de São Paulo conta com os Conselheiros Estaduais de Saúde Ricardo Leão Silva, Durval Rodrigues, Jorge Carlos Machado Curi, Benedito Augusto de Oliveira, Douglas Nogueira Alves, Tiago Cepas Lobo e Givanildo de Oliveira Santos, e as Conselheiras Estaduais de Saúde Maristela S. M. de Paula Santos e Lourdes Estevão de Araújo.
Acesse o Documento Técnico
Faça seu pré-cadastro no Portal Vacina Já
Saiba mais sobre o Vacivida
Acesse o sistema Vacivida
Saiba mais sobre as Diretrizes Técnicas para a Campanha de Vacinação
Veja as instruções referentes a Eventos Adversos ligados a Campanha de Imunização
Acesse todas as informações sobre o uso emergencial da Coronavac
Acesse a bula da Coronavac
Acesse as informações sobre a transferência tecnológica e produção da vacina contra Covid-19 na Fiocruz
Acesse a Bula da Vacina de Oxford