Conselho Estadual de Saúde

CES realiza Seminário Macrorregional de Participação Social em Mauá

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo realizou, no dia 26 de novembro, o Seminário Macrorregional de Participação Social em Mauá, com o objetivo de orientar a organização e o envolvimento dos Conselhos de Saúde nos processos participativos do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o de estimular a revisão de legislação municipal e a criação de programas de inclusão digital. O evento contou com o apoio do Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo e da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, representando associações, movimentos populares e Conselhos de Saúde de 17 municípios: Barueri, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Mauá, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Santa Isabel, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra.

Durante o seminário, foram abordados temas como: a democracia e a participação social na gestão e no financiamento do SUS, com foco na Lei Complementar nº 141/2012 e no Decreto 7508/2011, a intersetorialidade, o preenchimento do Sistema de Acompanhamento dos Conselhos (SIACs) e a Paridade dos Conselhos (Acórdão TCU 1660/2011).

O Seminário Macrorregional encerrou com grande êxito o Ciclo de Oficinas de Trabalho de Participação Social 2013, realizado em todo o Estado de São Paulo.Participaram do evento os Conselheiros Arlindo da Silva Lourenço, Anna Maria Martins Soares e Maria Dalva Amim dos Santos e a Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo.

Confira aqui mais fotos do evento