Conselho Estadual de Saúde

CES participa de inauguração da Casa da Aids e Lançamento da Rede de Atendimento ao Paciente de DST/HIV/Aids

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo participou, nesta quarta-feira (2/7), da inauguração da nova Casa da Aids do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que oferecerá acompanhamento ambulatorial multidisciplinar nas áreas médica, psicológica e de serviço social. A expectativa é o atendimento de 2500 pacientes, com a realização de 15 mil consultas anuais, além do oferecimento de teste rápido de HIV para a população.

"A nova Casa da Aids será um espaço dedicado ao atendimento humanizado e à discussão de novas técnicas de tratamento de pacientes soropositivos", afirmou o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip. "Tratar este paciente requer competência, atualização, experiência e especialização, e disso o Estado de São Paulo não abrirá mão", completa. "A casa da Aids será um centro de capacitação, formação universitária em nível de graduação e pós-graduação nas diversas áreas que interessam ao tratamento, como medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia e psicologia."

Durante a solenidade, o ex-governador José Serra ressaltou o papel do Brasil no tratamento da Aids, que materializou a ideia do direito ao tratamento a cada pessoa portadora do vírus HIV, além do trabalho de prevenção. "Em 2003, não era pacífico que os países deveriam oferecer todo o tratamento, mas o Brasil defendeu a tese do atendimento integral, e prevalecemos, porque o tratamento também acabou freando o desenvolvimento da doença, diminuindo potenciais transmissores."

De acordo com a Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, "Sem dúvida, a Casa da Aids é uma nova estrutura na rede de internações hospitalar que certamente vai dar uma grande qualidade ao programa de resposta paulista ao HIV/Aids e às DSTs aqui no Estado de São Paulo".

Participaram da solenidade o Padre João Inácio Mildner, representando o Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, e as profissionais da área técnica da Secretaria Executiva do CES-SP, Solange Gomes, Rosilene Del Aquila e Beatriz Serafin Pinheiro.

Estiveram presentes a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP, o Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Júnior; o Pró-Reitor Adjunto de Graduação da USP, o Prof. Dr. Edmund Chada Baracat; a Diretora do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas, a Professora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do Hospital das Clínicas, Antonio José Rodrigues Pereira; o Diretor Técnico da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado; o presidente do Fórum de ONGS/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro; e o representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Paulo Giacomini.