Conselho Estadual de Saúde

37º CIOSP reúne Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de São Paulo

O Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Belfari Garcia Guiral, participou, nesta quarta-feira, 30/01, da Mesa de Abertura do XVI Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Estado de São Paulo, durante o 37º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (37º CIOSP), um dos maiores e mais respeitados eventos de Odontologia do mundo.

O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e a participação social na discussão de políticas públicas da rede de saúde bucal dentro da integralidade do Sistema. “Estamos iniciando em março e abril as etapas Regionais e Macrorregionais da 8ª Conferência Estadual de Saúde, com a temática da reestruturação do SUS para garantir nosso direito à Saúde”, afirmou Guiral.

Para ele, “este é o momento em que o trabalho deve ser redobrado para atingir o sucesso e conquistar as oportunidades de defender nossas diretrizes e metas para o Plano Estadual de Saúde de São Paulo 2020 - 2023”, completa o Secretário.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes para tratar da integralidade na atenção em saúde bucal, seus pontos de atenção, fluxos e a rede de saúde bucal, por meio de mesas sobre as perspectivas regionais: “A proposta CAOPE-FORP/USP na integração ensino - Serviço e Rede de Saúde Bucal”, “Construindo Referências em Saúde Bucal na Região de Araçatuba” e “A importância do AME - Cirúrgico para a integralidade da Atenção em Saúde Bucal”, e rodas de conversa sobre a construção da rede de saúde bucal.

Também participaram da mesa de abertura as seguintes autoridades: o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek; o Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Silvio Cecchetto; o Coordenador Executivo Organizacional do 37º CIOSP e Diretor Secretário do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake; o Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Marcos Capez; a 1ª Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP), Dra. Carmem Silva Guariente, representando Presidente Carmino Antonio de Souza; e a Coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Maria Fernanda de Montezuma Tricoli.