Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SECRETARIA DA SAÚDE INVESTE NA ADESÃO DE PESSOAS VIVENDO COM HIV E HEPATITES VIRAIS E QUALIFICAÇÃO DA REDE DE CUIDADOS EM DST/AIDS

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) convida para o lançamento do aplicativo "Cuide-se Bem" para apoiar o cuidado das PVHIV e Hepatites virais e da série Diretrizes para apoiar a implementação da Rede de Cuidados em IST/HIV.

SECRETARIA DA SAÚDE INVESTE NA ADESÃO DE PESSOAS VIVENDO COM HIV E HEPATITES VIRAIS E QUALIFICAÇÃO DA REDE DE CUIDADOS EM DST/AIDS

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) convida para o lançamento do aplicativo "Cuide-se Bem" para apoiar o cuidado das PVHIV e Hepatites virais e da série Diretrizes para apoiar a implementação da Rede de Cuidados em IST/HIV, no próximo dia 18 de abril, às 9h, no Centro de Convenções Rebouças - Auditório Amarelo (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César).

 

O aplicativo "Cuide-se Bem", iniciativa da Coordenação Estadual DST/Aids-SP, em parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Coordenação de Hepatites Virais-SP, nasceu da necessidade de melhorar a adesão e retenção das pessoas vivendo com HIV e hepatites virais, medidas fundamentais para o sucesso do tratamento.  "O projeto teve início em maio de 2016, e mapeou junto a pacientes, sua rotina de tratamento, necessidades e dificuldades", conta Artur Kalichman, coordenador adjunto do Programa Estadual DST/Aids-SP.  O aplicativo está organizado em três pilares (o usuário, o cuidado e o envolvimento da equipe) e tem como principais recursos:  diário, agenda médica,  exames, perfil, dicas para apoiar a adesão e permite a gestão do cuidado pelo usuário e equipe de saúde de referência. "O App é uma importante ferramenta de apoio ao autocuidado das PVHIH e portadoras de hepatites virais", declara Kalichman.

 

Além do aplicativo, a Coordenação Estadual DST/Aids-SP coordenou a elaboração da série "Diretrizes para apoiar a implementação da Rede de Cuidados em IST/HIV" para qualificar a atenção ofertada às pessoas com vulnerabilidade para infecção pelo HIV e outras IST, assim como as Pessoas que vivem com HIV e outras IST. A série é composta por três publicações:   Manual de Prevenção, Assistência e Gestão da Rede e Serviços de Saúde. "Este projeto faz parte de um conjunto de ações idealizado para reduzir a fragmentação identificada no Sistema Único de Saúde e desta forma, melhorar a integralidade da atenção", declara Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.Em fevereiro de 2015 foi instituída a Rede de Cuidados em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais para viabilizar esta proposta.

 

Segundo Maria Clara,  os manuais tem por objetivo apoiar gestores, gerentes, profissionais de saúde e sociedade civil na implementação da rede de cuidados; instrumentalizar tecnicamente os gestores, gerentes e profissionais de saúde no manejo, vigilância e prevenção de IST, HIV e aids; definir os princípios para o cuidado integral as PVHIV e acometidas por uma IST; contribuir para a prevenção de novas infecções e reduzir a morbimortalidade pelo HIV, aids e IST; difundir documentos técnicos de prevenção, assistência e vigilância em IST, HIV e aids e apoiar a gestão e gerencia no planejamento e monitoramento das ações programáticas em IST, HIV e aids. "Esperamos que o conteúdo desta série facilite o processo de implementação da rede de cuidados em DST/HIV/Aids no estado",  diz Maria Clara.  As publicações foram organizadas por Rosa de Alencar Souza (coordenadora adjunta do Programa Estadual DST/Aids-SP),  Mariliza Henrique Silva (Infectologista da Gerência de Assistência Integral à Saúde do CRT-DST/Aids),  Ivone de Paula (Gerente da Área de Prevenção do CRT DST/Aids-SP) e Carmen Lavras do Núcleo de Estudos de Políticas Pública da Universidade de Campinas (Unicamp).


  

Evento: Lançamento da "Série Diretrizes para Implementação da Rede de Cuidados em IST/HIV/Aids" e do aplicativo para apoiar o cuidado de PVHIV e portadoras de hepatites virais "CUIDE-SE BEM"

Centro de Convenções Rebouças - Auditório Amarelo

Dia 18 de abril de 2017


Link para Inscrição: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=30476

 

 

Programação

 

8h30: Recepção e Coffee break 

Local: Hall Azul e Salão Cinza

 

9h às 10h:   Lançamento dos materiais

Local: Salão Amarelo

 

David Everson Uip - Secretário de Estado da Saúde do estado de São Paulo

Marcos Boulos - Coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças/SES

Georgiana Braga Orillard - Programa de Aids das Nações Unidas/Unaids/Brasil

Adele Benzaken - Departamento Nacional DST/Aids e Hepatites Virais/MS

Stenio Miranda - Representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde-SP

Maria Clara Gianna - Coordenadora do Programa de DST/Aids-SP

Luiz Carlos Pereira Jr. - Diretor Técnico do IIER/ SES-SP

Sirlene Caminada - Programa de Hepatites Virais/ CCD/SES- SP

Rodrigo Pinheiro - Fórum de ONGS Aids-SP

Paulo Giacomini - RNP-SP

 

10hs às 11hs - Apresentação dos Manuais de Prevenção, Assistência e Gestão da Rede e de serviços de Saúde da "Série Diretrizes para Implementação da Rede de Cuidados em IST/HIV/Aids"

Rosa de Alencar Souza - Diretora Adjunta do CRT DST/Aids-SP

Mariliza Henrique Silva - Gerência de Assistência Integral à Saúde do CRT DST/Aids-SP

Ivone de Paula - Gerente de Prevenção do CRT DST/Aids

Carmen Lavras - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - UNICAMP

 

11hs às 12hs - Apresentação do Aplicativo para apoiar o cuidado das PVHIV e Hepatites virais.

Artur O. Kalichman - Coordenador Adjunto do Programa Estadual DST/Aids-SP

Luiz Carlos Pereira Jr - Diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas/ SES.

Mariliza Henrique Silva - Infectologista da Gerência de Assistência CRT DST/Aids-SP

Sirlene Caminada - Programa de Hepatites Virais/ CCD/SES-SP

12hs às 13hs - Brunch - Encerramento

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado