Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

FIQUE ESPERTO, SE LIGA NA PEP

Férias e festas, hora de curtir! Fique esperto! Se você esquecer de usar preservativo, a profilaxia pós exposição (PEP) pode evitar a infecção por HIV.

As festas e as férias se aproximam. Hora de curtir, relaxar, conhecer pessoas. Mas é preciso ficar esperto. Se você bobear, esquecer de usar preservativo, lembre-se que a profilaxia pós exposição (PEP) pode evitar a infecção por HIV. A PEP é uma medida de prevenção que consiste na utilização de medicamentos para diminuir a chance de infecção pelo HIV após possível contato com o vírus. É indicada a pessoas que passaram pelas situações de risco: não utilizaram camisinha (ou a mesma rompeu-se). A medida é destinada especialmente a populações mais expostas ao HIV :  homens que fazem sexo com homens, travestis, profissionais do sexo, parceiros de portadores do HIV, usuários de drogas.  A PEP deve ser iniciada até 72h após a exposição de risco, de preferência nas duas primeiras horas. Quanto menor o tempo, maior sua eficácia.

O tratamento está disponível nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/AIDS (SAEs) em todo país e em alguns outros serviços previamente cadastrados.

Caso a sua exposição de risco ocorra à noite, aos finais de semana ou em feriados, procure um serviço de emergência cadastrado para a realização de PEP.

Veja endereços e telefones no site, http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite/
Durante a semana você pode obter a informação por meio do Disque DST/Aids: 0800-16 25 50.

Esta campanha é fruto da parceria entre a Coordenação Estadual DST/Aids-SP e a Universidade Metodista de São Paulo. A agência Cafeína, composta por alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, foi responsável pela produção deste material voltado a jovens gays.

Nossos agradecimentos aos alunos:André Dias Araújo, André Perez, Danilo Oliveira, Edimar Souza Santos, Fernando Aulicino, Giovanni Patane, Isabela Lamberti Cirello, José Poltronieri,  Juninho Souza, Pedro Ferreira Negresiolo e Renan Pereira Suto, e aos professores  Fernando Ferreira de Almeida, José Antônio Fardo, Daniel Galindo, Eduardo Magnani, Marcio Guerreiro, Roberto Malacrida, Dyonisio Moreno, Marco Antônio Moraes, Ricardo Moreira, Kleber Carrilho, Marina Jugue, Rafael Puls e Marco Antonio Cirillo.