Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

DIVULGAÇÃO DA 9ª CAMPANHA ESTADUAL FIQUE SABENDO - 2016: TESTAGEM DE HIV E SÍFILIS

A 9ª edição da Campanha Fique Sabendo, para testagem do HIV e da sífilis, será realizada no período de 25 de novembro a 1 de dezembro de 2016. Informações mais detalhadas sobre a organização da campanha e o processo de cadastramento serão fornecidas na videoconferência agendada para 7 de outubro, sexta-feira, das 9h30 às 12.

Prezados (as) Senhores (as),

Vimos por meio deste, convidar os municípios do estado de São Paulo a realizar em parceria com o Programa Estadual de DST/AIDS-SP, a 9ª edição da Campanha Fique Sabendo, para testagem do HIV e da sífilis, no período de 25 de novembro a 1 de dezembro de 2016.

Em 2014, o Departamento Nacional de DST/aids e Hepatites Virais, assumiu frente a comunidade internacional o desafio proposto pela UNAIDS de atingir até 2020 a meta 90/90/90, ou seja pretende-se que até 2020:

• 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus,
  • 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente
  • 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis
  • E mais recentemente uma nova meta foi acrescida com objetivo de alcançar zero discriminação.

Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de aids em nosso estado. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado.

No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/aids melhorou, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico e não tem oportunidade de realizar os testes.

Ainda hoje, o diagnóstico tardio contribui para a morte de 7 pessoas por aids todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a aids é aquarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos  e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.

A Campanha tem por objetivo estimular a população do estado de São Paulo a realizar o teste de aids, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela aids (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas).

Em 2015, 572 municípios aderiram à campanha. Nestes, aproximadamente 3.678 unidades de saúde, 85 unidades do Sistema de Administração Penitenciária e 431 unidades especializadas, realizaram em 5 dias de atividade, 268 mil exames de HIV incluindo convencionais e rápidos.

Dentre os 251 mil testes rápidos realizados, 114.944 testes rápidos de HIV, sendo que destes 51.407 foram realizados com amostras de fluido oral. Além dos testes rápidos de HIV foram realizados também 89.232 testes rápidos de Sífilis, além de testes rápidos de hepatites B e C, realizados por iniciativa dos municípios.

Nestes sete anos de experiência avançamos muito, mas ainda precisamos avançar mais para que os testes cheguem às pessoas mais expostas ao HIV, com garantia de sigilo, confiança e qualidade no processo diagnóstico.

Este ano recomendamos a intensificação do uso de testes rápidos realizados com amostras de fluido oral. A utilização destes durante a campanha, em ações extramuros, favorecerá a oferta do teste às pessoas mais vulneráveis refratárias à coleta de sangue.

Recomendamos também que a testagem rápida seja levada a populações mais expostas e a locais onde o acesso ao teste por demanda espontânea da população ainda é restrito.

Nas unidades de saúde que ofertarem o teste durante a campanha é recomendável  que sejam ofertados horários de atendimento alternativos, que permitam incluir a população trabalhadora,  incluindo também, se possível, os dias 28 e/ou 29 de dezembro (sábado e domingo) ¿ na semana da campanha.

O tema ¿Fique Sabendo ¿ Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença¿ será mantido, pois já está associado à campanha. A Coordenação Estadual  DST/AIDS-SP já disponibilizou jalecos no primeiro semestre e disponibilizará aos municípios, em período prévio à campanha, cartazes, folderes, bolsas térmicas e sacolas de tecido para transporte de material de prevenção em ações extramuros.

Informações mais detalhadas sobre a organização da campanha e o processo de cadastramento serão fornecidas na videoconferência agendada para 7 de outubrosexta-feira,  das 9h30 às 12. Este ano a videoconferência passa a ser realizada com o apoio da Sala de Situação da Secretaria de Estado da Saúde. Contaremos com no máximo 100 pontos de acesso por internet. Para garantir acesso a todos é importante que as regiões se organizem para assistir em grupo num computador com acesso online.

Dúvidas podem ser encaminhadas por email no fiquesabendo@crt.saude.sp.gov.br .

Certos de que o empenho de todos garantirá o sucesso de nossa ação, contribuindo de forma significativa para o diagnóstico precoce e melhor qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Maria Clara Gianna

Coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS-SP