SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias

A A A Tamanho do texto

Programa de Assessoria aos Municípios (PAM)

Desde 1983 o Programa de Assessoria aos Municípios (PAM) foi estruturado na SUCEN com a finalidade de cooperar com os municípios do estado de São Paulo, de maneira sistemática, com oferecimento de capacitações e planejamento estratégico de atividades para o controle de agravos pelos animais sinantrópicos – escorpião.   Várias reformulações e adequações foram sendo implementadas na busca de melhorias e atualmente, o compromisso da SUCEN com o PAM - escorpião é de promover a cooperação técnica com os municípios e dar orientações para a organização dos serviços que considerem a incorporação de novos cenários epidemiológicos de animais nocivos e peçonhentos como o escorpião.

                Foi criado o Sistema Escorpio na Sucen que visa principalmente: monitorar as notificações, a quantidade de escorpiões  capturados e a espécies, em cada um dos municípios de São Paulo. Essas informações são essências para o planejamento estratégico na perspectiva da vigilância em saúde e de uma rede de atuação com ações eficazes  e efetivas no controle do escorpião.

Figura 8 – Sistema Escorpio com locais e quantidade de atendimentos a partir das informações de notificações de escorpiões dos municípios do estado de São Paulo, em dezembro 2018


Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado