Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Programa de Aprimoramento Profissional - PAP

 O Programa de Aprimoramento Profissional - PAP foi instituído pelo Decreto Estadual nº 13.919 de 11 de setembro de 1979.   É uma modalidade de formação/capacitação profissional na área da saúde, que adota uma metodologia de aprendizagem com ênfase em treinamento em serviço, sob a supervisão de um profissional altamente qualificado, em Instituições de Saúde de elevado padrão técnico e científico.


         Este Programa é destinado a profissionais recém-formados em cursos superiores da área de Saúde, exceto Medicina, tais como Serviço Social, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, e das áreas afins como Administração em Saúde, Biblioteconomia Hospitalar, Direito na Área de Saúde, Engenharia Hospitalar e outros.


         Tem como objetivos:


o    Capacitar o aprimorando para atuação qualificada e diferenciada na área de saúde, promovendo o aperfeiçoamento do desempenho profissional nas diversas áreas que integram, apoiam ou gerenciam a prestação de serviços de saúde.


o    Estimular o desenvolvimento de uma visão critica e abrangente do Sistema Único de Saúde - SUS, orientando sua ação para a melhoria das condições de saúde da população.


o    Aprimorar o processo de formação dos aprimorandos, considerando as diretrizes e princípios do SUS, de modo a desenvolver uma compreensão ampla e integrada das diferentes ações e processos de trabalho da instituição participante do PAP.


         Atualmente, há cerca de 380 Programas de Aprimoramento Profissional, oferecidos em 43 Instituições públicas ou privados conveniadas com a Secretaria da Saúde em todo o Estado de São Paulo. Os programas possuem duração de 1 ou 2 anos, com a carga horária que varia de 1760 a 1920 horas anuais e carga horária semanal de 40 horas.


         O PAP tem início no 1º dia útil do mês de março e com término previsto para o ultimo dia útil do mês de fevereiro.


         O Processo seletivo para o ingresso no PAP é realizado pelas Instituições credenciadas e inicia-se em meados de agosto de cada ano.


         Os candidatos aprovados no Processo Seletivo recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 1044,70 mensais (valor bruto) financiado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo - SES/SP.


         As Instituições concedem aos aprimorandos concluintes o Certificado de Conclusão do PAP. Este Programa é reconhecido nos concursos públicos realizados no âmbito do SUS/SP, conforme dispõe a Resolução SS-7 de 12/01/1996.


 
Saiba mais
pap-saude.net.br
(http://pap-saude.net.br/portal/pag/inicial.php)

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado