Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Introdução

Define-se linha de cuidado como o conjunto de saberes, tecnologias e recursos necessário ao enfrentamento de determinado risco, agravo ou condições específicas do ciclo de vida, a ser ofertado de forma articulada por um dado sistema de saúde. Uma linha de cuidado deve se expressar por meio de padronizações técnicas que explicitem informações relativas à organização da oferta de ações de saúde em um dado sistema.

 

Tendo como referencia os protocolos clínicos definidos, a padronização técnica de uma linha de cuidado deve conter informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, cura e reabilitação a serem desenvolvidas nas unidades de atenção à saúde que compõem um determinado sistema, bem como informações relativas aos recursos envolvidos nesses processos em cada uma dessas unidades. A apresentação prévia de um fluxograma que retrate o itinerário diagnóstico e terapêutico a ser percorrido pelo usuário no sistema favorece a estruturação da linha de cuidado nos sistemas de saúde.

 

Para favorecer sua utilização, essa padronização é então apresentada através de "planilhas sínteses" que tem como ponto de partida a classificação de risco clínico da gestante e cuja leitura é favorecida pela consulta prévia ao fluxograma assistencial.

 

A partir da classificação de risco, são descritos por tipo de unidade do sistema (unidade básica de saúde; unidade de atenção especializada de média complexidade; unidade de atenção especializada de alta complexidade) as principais ações e atividades a serem desenvolvidas bem como os profissionais e os recursos necessários para que elas se concretizem. São também apresentados instrumentos de gestão do cuidado que podem ser utilizados em cada momento do processo assistencial.

 

Buscando facilitar o entendimento e ao mesmo tempo oferecer o necessário detalhamento referente a um conjunto de aspectos abordados, vários conteúdos são apresentados através de encartes na versão em papel ou através de "hiperlinks", na versão digital.

 

Finalmente, deve ser destacado que esse documento foi elaborado visando contribuir com os profissionais e gestores de saúde diretamente envolvidos com a atenção a gestante e a puérpera e deve ser utilizado como mais um instrumento de gestão do cuidado em saúde, na perspectiva de ofertar através do SUS, serviços e ações de saúde cada vez mais qualificados.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado