Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Secretaria da Saúde promove ações de prevenção a ISTs para o mês do carnaval

Faz parte da campanha a distribuição de autoteste de HIV, preservativos e gel lubrificante
 

No mês de celebração do carnaval, o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), promove uma campanha com ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). De 2018 a junho de 2022, foram notificados cerca de 161 mil casos de sífilis em todo o Estado, sendo 37 mil em 2018, 37,8 mil em 2019, 30,7 mil em 2020, 39,6 mil em 2021 e 15,5 mil até junho de 2022.

“Durante o período de carnaval, as exposições a ISTs são mais frequentes, elevando o risco de transmissão. Um dos motivos é o aumento de consumo de álcool e substâncias estimulantes durante o ato sexual. Associar educação e prevenção é fundamental para controlar as infecções, por isso o uso de preservativo, lubrificante e testagens regulares para ISTs se fazem indispensáveis, especialmente neste período do ano. É de extrema importância que campanhas de prevenção e conscientização para ISTs sejam realizadas”, afirmou Lucas Rocker, médico Infectologista do CRT. 

Nesta semana, a equipe do CRT realizou uma ação na estação de metrô Jabaquara. Foi realizada testagem para HIV e sífilis, além da distribuição de autoteste para HIV, preservativos interno e externo, e gel lubrificante. Nesta quinta-feira (16), haverá a distribuição dos mesmos itens na estação de metrô Paraíso das 10h às 15h.
          
Durante o carnaval, o Centro, além de contribuir com empresas, ONGs, escolas de samba, e bloquinhos de rua, também irá fornecer insumos de prevenção para a conscientização em relação às ISTs. O CRT promove nas redes sociais do (@crtaids) vídeos de prevenção a ISTS, com ênfase na PEP, PrEP e Mpox. Os seguidores podem mandar suas dúvidas no Instagram, Facebook e no WhatsApp do “Conversaria sem tabu”, um serviço de resposta rápida para a população que possui qualquer dúvida relacionada a ISTs e sobre como conseguir PEP e PrEP.

 

Assistência
 

O Estado conta com uma vasta rede de serviços de assistência especializada em IST e Aids, além de centros de testagem e aconselhamento, hospitais-dia e de assistência domiciliar terapêutica descentralizados. As unidades prestam acolhimento e assistência por fluxograma às síndromes de corrimento uretral e úlcera genital, além de prover oferta de exames diagnósticos para HIV, sífilis e hepatites virais, tratamento medicamentoso para esses casos e aplicação ou orientação sobre vacinas indicadas para faixa etária. Além disso, realizam oferta das estratégias de prevenção combinada para IST e HIV/aids (PrEP, PEP, camisinhas, gel lubrificante, testes rápidos, autoteste, acolhimento com gerenciamento de risco) e seguimento e tratamento das PVHA.

As ISTs, incluindo a sífilis na gestação e congênita, são também abordadas nos serviços de Atenção Básica. Os testes para HIV e Sífilis podem ser realizados o ano todo no locais indicados no site www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/ ou pelo serviço Disque DST/aids: 08000 16 25 50.


Prevenção

O uso de preservativos externos ou internos é sempre recomendado durante as relações sexuais. Fique atento, pois a doença pode ser transmitida também nas relações anais e orais. As mulheres devem fazer o exame para verificar se há infecção antes de engravidar.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado