Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru atinge estoque crítico e precisa de doações de sangue

Pessoas a partir de 16 anos podem doar sangue; agendamento é feito por telefone e serviço segue todos os protocolos de segurança e  prevenção da COVID-19

O estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (HBB) inicia o mês de setembro em nível crítico, com queda de mais de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente o estoque conta com apenas 234 bolsas de sangue, número que, no mesmo período de 2019, era de 650. 
Em alerta, a unidade estadual de saúde, sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), solicita que as pessoas que se enquadrem nas condições requisitadas de doação de sangue se dirijam ao Hemonúcleo (veja orientações abaixo). 
As bolsas de sangue prioritariamente direcionadas a pacientes oncológicos, acidentados, cirúrgicos e que tratam de doenças como anemias. 
"Estamos com estoque muito crítico para todos os tipos sanguíneos e o tipo mais utilizado, que é o O+, tem apenas 75 bolsas, sendo que o ideal é de 150”, explica a assistente social responsável pelo serviço, Valéria Coltri, que também destaca a adoção de todos os protocolos sanitários para atendimentos dos doadores de forma segura durante a pandemia. "O ambiente é totalmente higienizado, antes e após o uso do doador, e temos verificação da temperatura e álcool em gel em todos os ambientes" complementa. 
Em 2020, desde a confirmação de casos de COVID-19 no Brasil, o número de doadores vem caindo gradativamente. No mês de junho, o Hemonúcleo realizou 1.297 coletas de sangue. Em julho, foram 1.035. Já em agosto, foram 1.007. Para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a unidade oferece a opção de agendamento para a doação por meio de ligação. O telefone para contato é (14) 3231-4771. 
O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na rua Monsenhor Claro, nº 8-88. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. 

Requisitos para doar
- Ter 16 anos;
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

MATERIAL DE APOIO
Sonoras de Valéria Coltri, assistente social do Hemonúcleo de Bauru sobre os tópicos a seguir:
- Adequações para atender na pandemia;
- Estoque muito baixo;
- Grande demanda e procedimentos que necessitam de bolsas;
¿ Disponíveis para download no link http://www.blog.famesp.org.br/imprensa.php?mnu=3&id=1463.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado