Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Campanha para colocar em dia vacinação de crianças termina hoje

Campanha de multivacinação protege contra 18 doenças; vacinas continuarão disponíveis nos postos mesmo após o término da campanha


 

Termina nesta sexta-feira, 30 de setembro, a campanha para colocar em dia a vacinação de crianças paulistas com cinco anos, e pré-adolescentes e adolescentes na faixa de 9 a 15 anos.
 

Balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, aponta que o Estado de São Paulo vacinou mais de 606 mil crianças, pré-adolescentes e adolescentes desde o início da campanha o dia 29 de setembro. No total, foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacinas.
 

A campanha termina hoje, porém as vacinas, permanecerão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde, por fazerem parte do calendário de vacinação federal.
 

A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.
 

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo.
 

"Esta campanha é fundamental para proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado