SP promove semana estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti

Mobilização, que será realizada pelo Estado em parceria com os municípios, acontece de 21 a 25 de novembro

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia hoje, dia 21 de novembro, a Semana Estadual de Combate às Arboviroses. A mobilização, que seguirá até o dia 25 de novembro, está sendo organizada pelo Estado em parceria com todos os municípios com o objetivo de intensificar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e o Zika vírus.

Entre as ações propostas pela campanha estadual ¿Todos juntos contra o Aedes aegypti¿ para serem realizadas neste período estão a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Somente no ¿Dia D¿ de combate aos focos do mosquito, realizado no último sábado, dia 19 de novembro, 25.512 agentes municipais de 360 cidades paulistas estiveram envolvidos no trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor das arboviroses. Cada profissional, inclusive, irá receber do governo do Estado, via prefeituras, uma remuneração extra no valor de R$ 120,00.

As prefeituras interessadas em participar da ação assinaram um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição. Além disso, ao longo de toda a campanha, ainda haverá um reforço com  mil agentes da Sucen, que irão auxiliar os profissionais dos municípios.

¿Com a proximidade do verão e consequente aumento do período de chuvas, o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que tem sido realizado pelo Governo do Estado durante todo o ano, deverá ser reforçado para garantirmos a prevenção de doenças como dengue, chikungunya e  Zika vírus¿, diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Desde de janeiro, mais de 38,7 milhões de imóveis em todo o Estado já foram visitados por agentes de saúde para eliminação de possíveis focos do mosquito.

Queda nos casos

Balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base nos dados informados pelos municípios paulistas por intermédio do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), aponta que o número de casos de dengue caiu 76% neste ano, em comparação com 2015. Até o dia 4 de novembro, foram confirmados 159.412 casos da doença do Estado. Em 2015, o número de total de casos foi de 684.360. Comparado ao número de óbitos, a diminuição foi ainda maior, passando de 488 em 2015 para 93 neste ano, o que representa uma queda de 81%.

Em relação à chikungunya, somente neste ano foram confirmados, até o momento, 1.006 casos, entre autóctones e importados. Já em relação ao Zika vírus, no mesmo período, foram confirmados 3.962 casos da doença em todo o Estado.

Publicado por Assessoria de Imprensa em