Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde promove mutirão para testagem rápida de HIV no Pateo do Collegio

Serão oferecidos nesta quinta-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 700 testes para diagnóstico do vírus


 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, um mutirão de testagem rápida de HIV no Pateo do Collegio, localizado no centro da capital paulista. O evento, integra a campanha ¿Fique Sabendo¿, de incentivo ao diagnóstico precoce do vírus da Aids.
 

A partir das 9h15 serão ofertados 700 testes para detecção do vírus. Uma equipe composta por 70 profissionais do Programa Estadual DST/Aids-SP atuará, em dois turnos, para atender o público.
 

O teste rápido é indolor, feito a partir da coleta de fluído oral. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos e a privacidade e o sigilo do paciente são garantidos. Em caso de diagnóstico positivo, os pacientes serão direcionados para serviços de referência na rede pública de saúde. O mutirão seguirá até 17h. 
 

"O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e, assim, para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. Além disso, se a pessoa tem vírus e não sabe, pode transmitir involuntariamente. Por esses motivos, é fundamental que todas  pessoas  com vida sexual ativa façam o teste", afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.
 

A iniciativa tem o apoio da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e da Prefeitura de São Paulo.
 

A campanha ¿Fique Sabendo¿ de 2016 começou no Estado de São Paulo no último dia 25 de novembro, mobilizando 3,9 mil unidades de saúde em 590 municípios, com a oferta de cerca de 250 mil testes. 

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado