Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde e Palmeiras se unem contra o câncer de próstata

Ação educativa do Instituto do Câncer do Estado de SP será realizada neste domingo (27), em jogo decisivo do Campeonato Brasileiro no Allianz Parque; vídeo com depoimento de paciente será exibido nos telões


 

Neste domingo, 27 de setembro, aos ¿45 do segundo tempo¿ do Novembro Azul, movimento que marca a conscientização e o combate ao câncer de próstata, o Allianz Parque será palco de uma ação educativa sobre a doença, chamando a atenção dos mais de 40 mil torcedores da arena para a prevenção, a importância do diagnóstico precoce e, principalmente, o cuidado com a saúde do homem de maneira integral.
 

Assinada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o maior centro público de tratamento oncológico da América Latina, e pela Secretaria de Estado da Saúde, a campanha ¿Drible o preconceito: marque um gol pela prevenção¿ vai levar aos gigantes telões da arena uma mensagem de alerta por meio do vídeo-depoimento do paciente Márcio Natividade, um empresário de 52 anos que foi diagnosticado com câncer de próstata há seis anos, em uma consulta de rotina.
 

O objetivo é mostrar a torcida que o câncer ¿não tem idade e nem time do coração¿. Por isso, estar atento às mudanças no próprio corpo e buscar orientação médica é fundamental.
 

Além do vídeo, promotores entrarão em campo com uma faixa de 15 metros, antes da partida entre Palmeiras e Chapecoense e no intervalo do jogo, reforçando a mensagem da campanha. 


 

Câncer de próstata: sintomas x prevenção
 

O tumor maligno da próstata é o mais comum entre os homens acima dos 50 anos. No Brasil, são mais de 60 mil novos casos por ano. Dentro do Icesp, esses pacientes representam 12% do atendimento total, com mais de 79 mil consultas e 3,8 mil consultas realizadas. 
 

Entre os sintomas mais comuns estão dor ao urinar e dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina, perda do controle da bexiga, disfunção erétil e sangramentos. 
 

O diagnóstico precoce, por meio de exame físico e amostras laboratoriais, permite tratamentos menos agressivos e com altos índices de cura. ¿A indicação é que, partir dos 50 anos, a realização do check-up anual vire um compromisso para todos os homens. É nossa responsabilidade estreitar os laços com o público e reforçar o valor da adesão ao tratamento precoce¿, ressalta o médico-chefe do serviço de urologia do Icesp, William Nahas.  

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado