Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto Butantan promove atividades sobre cultura indígena e ciência

A programação no Butantan acontece até o dia 27 de setembro e faz parte da Primavera dos Museus, uma ação do Ibram

           

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, participa, a até o dia 27 de setembro, da 9ª edição da Primavera dos Museus. Uma programação cultural especial reunirá exposições, atividades educativas, jogos e contação de história.
 

Com o tema "Museu e Memórias Indígenas", as ações promovidas pelo Butantan relacionarão a cultura indígena à ciência. As iniciativas têm como objetivo apresentar lendas, práticas medicinais e os resultados do relacionamento da população indígena na Amazônia com pesquisadores da instituição.
 

No Centro de Difusão Científica, o Museu Histórico apresentará no dia 26, às 11h, as ¿Histórias da Cobra Grande¿. A partir de brincadeiras interativas, o público participará da narrativa da história sobre uma cobra misteriosa que pelo poder da vida se transformou em luz e fumaça. Já às 14h30, o Museu de Microbiologia irá abordar os mitos e verdades da planta aloe vera, popularmente conhecida como babosa. A atividade também irá retratar o conhecimento dos tapebas do Ceará em estudos antimicrobianos.
 

No Museu Biológico, será inaugurada no dia 27 uma exposição de aranhas caranguejeiras. A mostra trará informações sobre os hábitos de vida, anatomia, lendas e costumes do animal em diversas culturas.
 

Além das atividades nos museus do parque da instituição, também haverá ações no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, localizado na região central da cidade. No dia 24, a partir das 14h, os visitantes do museu poderão jogar Etnotrilha, um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo INCTTox Amazônia tematizando o trabalho de campo de pesquisadores junto a comunidades ribeirinhas.  
 

Os museus Biológico, Histórico e de Microbiologia estão localizados no parque do Instituto, na avenida Vital Brasil, 1.500, na zona Oeste da capital e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que ocupa o prédio do antigo desinfectório central, está localizado na Rua Tenente Pena, 100, no Bom Retiro.
 

A Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o projeto tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação com a sociedade.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado