Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto Butantan recebe maior evento de observação de aves da América Latina

Programação do Avistar Brasil 2015, a partir desta sexta-feira, inclui exposições, shows, palestras, oficinas e feira

 

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, recebe pela primeira vez entre os dias 15 e 17 de maio o 10º Encontro Brasileiro de Observação de Aves ¿ Avistar Brasil 2015. A maior feira de observação de aves da América Latina conta com uma programação gratuita que inclui exposições, shows, palestras, oficinas e lançamentos de livros, entre outras atividades.

 

Em uma tenda de mais de mil m², além de auditórios e espaços ao ar livre por todo o parque, a feira conta com quatro mostras, sendo uma de Luiz Cláudio Marigo, falecido no ano passado e considerado um dos maiores fotógrafos de natureza, 4 pockets shows, mais de 70 palestras de 30 minutos em dois auditórios, lançamentos de livros e sessão de autógrafos. Além disso, food trucks estarão espalhados pelo parque durante todo o evento.

 

Entre os palestrantes do congresso Avistar Brasl 2015 estão grandes nomes da observação de aves, como o curador de aves do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Dante Teixeira, que apresentará uma aula sobre arte naturalista e a representação das aves no Brasil do século XVII, Ivan Sazina, especialista em história natural do Brasil, além de nomes como do ecólogo Fernando Fernandez, do fotógrafo Edson Endrigo e do cientista Pirula.

 

Na programação também estão agendadas atividades para quem nunca observou aves. Os iniciantes poderão acompanhar, no dia 17, às 7h, uma palestra com os biólogos Luccas Longo e Eduardo Alexandrin. Com bom humor, a dupla orienta como e onde observar, quais equipamentos usar e o que é a observação de aves. A oficina contará com um passeio no Instituto Butantan para uma atividade prática de observação.

 

Para as crianças ocorrerá o espaço Avistar Kids, que funcionará diariamente das 10h às 17h, com oficinas, pinturas e educação ambiental. Uma visita noturna está programada para a sexta-feira, 15, às 19h no Museu Biológico. A atividade se encerra com a exibição de episódios da série Buu, veiculada no canal infantil Gloob.

 

Uma das novidades desta edição são as oficinas de APPs, que acontecem diariamente às 13h, e orientam sobre os aplicativos que ajudam na identificação de aves, bem como para a construção e a manutenção de listas de aves.

 

A programação completa está disponível no site www.avistarbrasil.com.br. O Avistar Brasil 2015 acontece entre os dias 15 e 17 de maio, no Instituto Butantan, que fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona Oeste da Capital. Feiras, oficinas, exposições, passarinhadas são atividades abertas e não precisam de inscrição. Para participar das palestras do congresso Avistar Brasil as inscrições devem ser feitas no site www.avistarbrasil.com.br/inscrisp.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado