Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP aplica 3,1 milhões de doses de vacina contra a polio e o sarampo

Pais ou responsáveis podem levar menores de 5 anos aos postos de vacinação distribuídos pelas cidades paulistas até sexta-feira, 28 de novembro, data prevista para encerramento da campanha

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São indica que já foram aplicadas mais de 3,1 milhões de doses de vacinas contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) em todo o Estado.

No intervalo de 15 dias entre o primeiro e o segundo "Dia D", o número de crianças imunizadas mais do que triplicou. Até o momento, a cobertura vacinal contra a poliomielite atingiu 65,57%, com 1.455.193 crianças já imunizadas. O índice é aproximado à cobertura da vacinação contra o sarampo, de 65,37%, com 1.652.495 doses aplicadas.

Das 4,5 milhões de crianças que compõem as populações-alvo de ambas as vacinas, 1,4 milhão ainda não foram imunizadas. Portanto, é fundamental que os pais ou responsáveis compareçam aos postos de vacinação até sexta-feira, 28 de novembro, data prevista para encerramento da campanha. 

Até o final desta semana, a Secretaria pretende imunizar 2,1 milhões de crianças contra o sarampo, com idades entre 1 ano e menores de 5 anos, e 2,4 milhões de crianças contra o poliomielite, entre seis meses e menores de 5 anos. Os números correspondem à meta de cobertura de 95% dos públicos-alvo da campanha.

A campanha, desenvolvida em parceria com as prefeituras, conta com 5,9 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, com funcionamento até às 17h. Além disso, mobiliza 38,5 mil profissionais de saúde, 2,5 mil veículos, 20 ônibus e cinco barcos.

Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 26 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.

"A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra o sarampo e a poliomielite. Por isso, é importante que pais e responsáveis levem as crianças em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência até o final desta semana", destaca Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado