Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Pacientes com câncer posam para fotos que serão exibidas na Fashion Week

Mulheres fazem tratamento no hospital estadual do Pérola Byington; fotografias e vídeo serão exibidos no evento de moda

          Oito mulheres em tratamento contra o câncer de mama atendidas no hospital estadual Pérola Byington serão produzidas e maquiadas por profissionais para uma sessão de fotos que acontece nesta quinta-feira, 27 de março, na capital paulista.

         As fotos serão expostas durante a São Paulo Fashion Week, que começa na semana que vem, e também serão exibidas nos telões. A iniciativa é do governo do Estado de São Paulo, que firmou parceria com a organização da SPFW.

         O objetivo é divulgar o programa ¿Mulheres de Peito¿, da Secretaria de Estado da Saúde, lançado neste ano para incentivar a detecção precoce do câncer de mama por meio da realização de exames periódicos na rede pública.

         Também será produzido nesta quinta um vídeo, com depoimentos das pacientes do Pérola, de celebridades vítimas do câncer de mama, como Constanza Pascolato, e do diretor do hospital estadual, Luiz Henrique Gebrin, que será exibido durante o evento de moda.

         As pacientes fotografadas também irão assistir a um desfile da São Paulo Fashion Week na próxima semana, no parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos.

         As sessões de foto e a produção do vídeo acontecem às 13h e às 16h, na rua Hassib Mofarrej, 1.101, na Vila Leopoldina.

         Mulheres de Peito        
         Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos poderão agendar mamografia gratuitamente no SUS (Sistema Único de São Paulo) sem necessidade de pedido médico, nos meses de seus aniversários. As que nasceram em ano par e fazem aniversário no mês de março já podem marcar seus exames. No mês que vem, as mulheres nascidas em abril poderão fazer o agendamento. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde, que lançou neste ano o programa ¿Mulheres de Peito¿.

         Para marcar a mamografia basta ligar para o callcenter da Secretaria, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às17h. Os exames serão realizados em cerca de 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

        Apesar desta primeira fase do programa ser destinada a quem nasceu em ano par, caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também será possível fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.

           Doze mil mamografias a mais serão ofertadas na rede com o programa.

            A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

         Complementarmente ao programa, quatro carretas itinerantes e um caminhão irão percorrer o Estado oferecendo mamografia, ultrassom e biópsia para mulheres entre 50 e 69 anos sem necessidade do pedido médico. As carretas já passaram por municípios como São Paulo, Santo André, Diadema,  Bauru, São José dos Campos e Pindamonhangaba.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado