Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto Butantan ganha mais moderno prédio de coleções zoológicas da América Latina

Com modernas ferramentas de prevenção de incêndios, novo prédio abrigará acervo de herpetologia da instituição; edificação antiga pegou fogo em 2010

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, na capital paulista, ganha nesta terça-feira, 24 de setembro, o mais moderno e seguro prédio de coleções zoológicas da América Latina. O novo local irá abrigar um acervo com espécies de répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos.

O antigo edifício que abrigava as coleções pegou fogo em 2010.Com dois andares, o novo prédio do Butantan conta uma área total de 1.600m². A parte que abrigará as coleções foi dividida em sete salas. Cinco com 50m², das quais quatro para a coleção de herpetologia e uma para a coleção de artrópodes, e duas de 20m², das quais uma para a coleção de insetos e uma para a coleção de banco de tecidos.

Há melhor distribuição e organização dos espaços, separando escritórios, laboratórios e demais alas administrativas da área onde as coleções serão acomodadas.Um dos grandes diferenciais do prédio, que recebeu investimentos de R$ 5,5 milhões da Secretaria de Estado da Saúde para obras e compra de equipamentos, é o moderno sistema de segurança para prevenção de incêndios.

O local conta com um sistema de eliminação de incêndios através do gás FM 2.000, que absorve o calor e reduz o fogo a uma temperatura ao ponto que ela não consegue se sustentar. O gás suspende o fogo em até 10 segundos, além de ser ambientalmente aceito e não prejudicial ao ser humano e ao acervo, não deixando resíduos e resinas nos materiais.

O novo prédio também conta com um sistema de escoamento de álcool e demais líquidos, levando-os em questão de minutos para uma caixa subterrânea, externa ao prédio. Além disso, conta com hidrantes de espumas, extintores portáteis e luminárias blindadas, a fim de evitar explosões por faíscas. “O projeto procurou atender as demandas dos curadores, criando um espaço exclusivo para abrigar as coleções. O novo prédio, extremamente moderno e com alto nível de segurança, oferece as condições ideais de trabalho aos pesquisadores da instituição”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

“O Butantan está ganhando um prédio à altura da sua importância como um dos maiores centros de pesquisa biológica e biomédica do mundo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Tecnologia de ponta em genética
Outra novidade do prédio é a instalação de um laboratório que permitirá que os cientistas façam análises genéticas das coleções. A partir de modernos aparelhos de biologia molecular e sequenciamento genético, os profissionais do Butantan poderão fazer a extração do DNA dos animais antes de guarda-los nos bancos de tecidos e, posteriormente, depositá-los nas coleções. Este processo é um avanço nas pesquisas zoológicas, pois reúne em um mesmo local todas as etapas de um rastreamento perfeito de um animal de coleção. 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado