Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Árvore dos Desejos faz parte das ações do "Outubro Rosa" no Icesp

Entre as iniciativas estão a iluminação da fachada do Instituto e a distribuição de mais de 5 mil laços e origamis

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo participa da campanha de prevenção ao câncer de mama e, durante todo o mês de outubro, ilumina sua sede, na Avenida Doutor Arnaldo, em cor-de-rosa. Esta é apenas uma das atividades programadas para o “Outubro Rosa”.

Os colaboradores do Icesp receberão laços na cor comemorativa, produzidos por pacientes e pela equipe de voluntárias do Instituto. Ao todo, foram confeccionados mais de 3 mil lacinhos.

Parte destas fitas vai compor a “Árvore dos Desejos”, que ficará no hall de entrada. As pacientes em tratamento estão sendo convidadas a escreverem suas histórias de vida e de superação, para que sirvam de incentivo para outras pessoas.

Outro componente da “Árvore” é o tsuru, conhecido popularmente por origami de papel. Segundo uma lenda japonesa, se alguém dobrar mil tsurus terá o desejo concedido. E uma das voluntárias do Icesp, que foi diagnosticada com câncer de mama há cinco anos e, este mês, faz o último ciclo de medicamentos, dobrou 2 mil origamis. Parte ficará na árvore e parte será distribuído no Icesp até o final do mês de outubro.

“Trata-se de um gesto simples, mas que demonstra afeto para pessoas que se encontram em um momento delicado. Nosso principal objetivo é renovar as esperanças e os ânimos daqueles que vivenciam o tratamento oncológico", explica a coordenadora do voluntariado do Icesp, Oli Minutti. 

As ações são maneiras de chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, que, no Brasil, responde por 22% de novos casos de tumores por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Icesp, o grupo de Mastologia realiza mais de 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias.

“Quando a prevenção primária não é possível, o diagnóstico precoce é fundamental na busca pela cura e por uma boa qualidade de vida”, destaca o oncologista e diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado