Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Pacientes do Emílio Ribas expõem obras de arte em parceria com Paulo Von Poser

Obras e cartões que fazem parte do projeto ¿Eu Vejo da Minha Janela¿ ficarão expostas no Sesi da Vila Leopoldina; artista plástico que inspirou projeto fará um quadro ¿ao vivo¿ no local nesta sexta-feira, dia 29 de novembro

Com base nas sensações transmitidas pela vista da janela do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência nacional no tratamento de doenças infectocontagiosas, os pacientes internados na unidade criaram verdadeiras obras de arte que ficarão expostas à população no Sesi da Vila Leopoldina até o dia 2 de dezembro,  segunda-feira, das 10h às 18h.

O projeto, chamado de ¿Eu vejo da Minha Janela¿, foi realizado em parceria com o artista plástico Paulo Von Poser. Ele estará na exposição nesta sexta-feira,  29 de novembro, a partir das 13h para a produção de um quadro sobre suas as impressões obtidas através da vista das janelas do Emílio Ribas.

As técnicas para a produção das obras, repassadas pelos voluntários do hospital aos pacientes, foram aprendidas em uma oficina ministrada por Von Poser na unidade no mês de outubro.Ao todo, a exposição contará com 28 obras produzidas pelos pacientes. Além disso, também haverá uma homenagem ao escritor Caio Fernando de Abreu, que faleceu em 1996 e, durante o período em que esteve internado no Emílio Ribas, produziu textos baseados nas sensações transmitidas pela paisagem vista pelas janelas do seu leito de internação.

Para a médica infectologista e coordenadora do Voluntariado Emílio Ribas, Glória Brunetti, o contato com a arte auxilia no tratamento médico.

¿É um belo trabalho de troca porque recebemos todo o talento e carinho de um grande artista plástico e multiplicamos essa experiência com os pacientes. Além disso, como nossos voluntários trabalham o desenvolvimento da arte com os pacientes há alguns anos, sabemos da importância dessas atividades no estímulo da criatividade e até mesmo na melhora da resposta ao tratamento médico¿, diz Brunetti.

O Sesi da Vila Leopoldina fica na Rua Carlos Weber, 835, Vila Leopoldina, zona lesta da cidade São Paulo.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado