Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Evento discute qualidade nos exames preventivos de câncer de colo uterino

Evento discute qualidade nos exames preventivos de câncer de colo uterinoA avaliação da qualidade do exame citopatológico de colo de útero (também conhecido como Papanicolaou) e os métodos de avaliação do HER2 em carcinomas de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS), serão temas do Encontro Estadual de Controle de Qualidade em Colpocitologia e Avaliação do HER2 em Carcinomas da Mama. O Encontro será realizado no dia 29 de novembro, na Faculdade de Medicina da USP.

O evento, organizado pela Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) em parceria com o Instituto Adolfo Lutz (IAL), é dirigido a gestores, profissionais de laboratórios de Citopatologia e Anatomia Patológica e técnicos dos Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo. Haverá, ainda, a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A programação prevê palestras e mesas-redondas sobre a Qualificação Nacional em Citopatologia na prevenção do câncer do colo do útero (QualiCito), os resultados do Monitoramento Externo de Qualidade do Estado de São Paulo, e a importância da avaliação do HER2, oncogene relacionado ao prognóstico e tratamento de um subgrupo de carcinomas mamários. O encontro tem o apoio da Faculdade de Medicina da USP e da Roche Brasil.

Segundo o diretor-presidente da FOSP, professor José Eluf Neto, um dos objetivos principais do evento é buscar o aprimoramento da qualidade dos exames de prevenção de câncer de colo uterino (Papanicolaou) realizados pelos laboratórios prestadores do SUS/SP.

“A FOSP, como órgão de apoio da Secretaria Estadual da Saúde, vem investindo em ações diversas no sentido de aprimorar a prevenção, o diagnóstico precoce e a assistência oncológica ao paciente SUS no Estado de São Paulo”, destaca.

Programação

8h00
Recepção dos participantes

9h00
Abertura Secretaria de Estado da Saúde de São PauloDiretor -Geral do Instituto Adolfo Lutz (IAL)
Prof. José Eluf Neto Diretor-Presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP)

9h30
Resultados do Monitoramento Externo de Qualidade de São Paulo: Celso Di Loreto (IAL)

10h
Café

10h30
Mesa-Redonda: Qualificação Nacional em Citopatologia – QualiCito
O Processo para Adesão do Prestador à QualiCito - Portaria GM/MS nº1504: Patrícia Sampaio Chueiri(Ministério da Saúde) e SES/SP
Indicadores de Avaliação da Qualidade (quais, por que, resultados esperados): Marcos Felix (INCA)
(INCA)Monitoramento Interno de Qualidade – Metodologia e Documentação: Marcelo A. Giannotti (FOSP)

12h30
Almoço

14h
Amplificação do HER2 no SUS
Atualidades sobre o Tratamento de Pacientes com Tumores HER2 Positivo: Laura Testa (ICESP)
Métodos Diagnósticos: Dr. Cristovam Scapulatempo Neto (Hospital de Câncer de Barretos)
Resultados Atuais na Avaliação do HER2: Dr. Marcelo A. Giannotti (FOSP)

16h30
Encerramento

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado