Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Almoço de Páscoa em família pode ser leve e saboroso

Aprenda receitas saborosas e saudáveis para o almoço em família e evite exageros neste feriado prolongado

Almoços comemorativos costumam ser calóricos, com mesas fartas e muitas tentações. Desde as entradas, pratos principais e acompanhamentos até as sobremesas, aperitivos e bebidas alcoólicas. Para aproveitar as comidas típicas dessa época sem cometer excessos, a nutricionista Lara Natacci, do programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, ensina um cardápio saboroso e saudável para o domingo de Páscoa.

As dicas ajudam a equilibrar o peso na balança, sem disparar os ponteiros na semana pós-feriado e, em casos extremos, evitam as alterações graves no colesterol, na glicemia ou na pressão arterial. "Para não sofrer as consequências ruins de um exagero na alimentação, sem restringir demais ou se privar de um almoço em família, sempre existe um meio-termo", explica a nutricionista. Para isso, o programa elaborou um menu completo de refeições e complementos de baixa caloria.

O primeiro passo para cumprir a meta do almoço saudável em família deve começar pelos aperitivos. Antes de sair beliscando os tradicionais quitutes, fuja das bombas calóricas. "Uma dica é espalhar pequenas vasilhas pela casa com tomate cereja, cenoura e beterraba baby ou cortada em tiras. Pode acrescentar um pouco de azeite de oliva, orégano e pouquíssimo sal", ensina. Outra opção é preparar espetinhos de tomate cereja, pepino e queijo branco.

Quando a família estiver completa, sirva pequenas porções, em recipientes individuais, com castanha do Pará, nozes e castanha de caju. É possível, também, acrescentar uva-passa, damasco e soja tostada.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado