Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Paulistas têm até amanhã para tomarem vacina contra a gripe

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos poderão se imunizar até o dia 29 de maio; desde o início campanha, 7,6 milhões já foram vacinados no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde encerra amanhã, 29 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo. Desde o último dia 15 de abril foram vacinados 7,6 milhões de pessoas no Estado, segundo balanço da pasta, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas.

No total, em todo o Estado, já foram vacinados 3,9 milhões de idosos com 60 anos ou mais, 755,2 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 334,4 mil gestantes, 812,8 mil trabalhadores da saúde, 1,7 milhão de doentes crônicos, 76,2 mil de puérpuras e 5,4 mil indígenas. Esses são os públicos-alvo da campanha.

A meta ao longo da campanha era que a Secretaria imunizasse contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas, número correspondente a 80% dos 8,7 milhões do público-alvo do Estado.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina também protege a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 29. Apesar de o último dia ser nesta quarta-feira, a vacina continuará disponível nos postos da Barra Funda e Tietê, inclusive no feriado, sábado e domingo, das 8h às 20h.

"É muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo cerca de 15 dias após a vacinação. Lembrando que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado