Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Baixada Santista ganha 'filial' do hospital Emílio Ribas

Unidade hospitalar com 51 leitos, no Guarujá, suprirá demanda de nove municípios para doenças infectocontagiosas  

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entrega nesta quinta-feira, 13 de junho, no Guarujá, uma “filial” do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital estadual especializado em doenças infectocontagiosas. A unidade será referência para os nove municípios da Baixada Santista.

Com a reforma concluída do prédio onde funcionava a antiga maternidade “Ana Parteira”, o Emílio Ribas Guarujá – Baixada Santista contará com 51 leitos, dos quais 17 de terapia intensiva (UTI).A capacidade será para atender cerca de dois mil pacientes ao ano. No total, foram investidos R$ 20 milhões no instituto, que terá a expertise da maior referência em infectologia do país, com um perfil metropolitano de atendimento.

A “filial” do Emílio Ribas dará suporte referenciado aos pacientes encaminhados dos hospitais de toda a região da Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infecciosas como Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe, hepatites, entre outras que ocorrem na região, principalmente no período do verão. A unidade oferecerá também exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia e endoscopia.  A meta é realizar cerca de 10 mil exames mensais.

O Emílio Ribas da Baixada Santista será também referenciado no campo de Ensino e Pesquisa. A instituição contará com serviço de Telemedicina, coordenado pela Faculdade de Medicina da USP. O recurso online será utilizado para a realização de aulas, treinamento de processos e fluxos, e é um dos principais instrumentos para a extensão da experiência médica do Emílio Ribas de São Paulo a ser aplicada na “filial” do Guarujá. 

Com a tecnologia, os médicos poderão definir em tempo real procedimentos e condutas nos tratamentos dos pacientes internados.  Em 2012 o antigo prédio da maternidade “Ana Parteira”, no Guarujá disponibilizou 10 leitos à população para suprir internações de emergência e alta complexidade doenças infecciosas, enquanto a reforma da unidade era concluída para a implantação do Emílio Ribas “Guarujá – Baixada Santista”. Desde então foram realizadas 177 internações 36 mil exames.

Os nove municípios da Baixada Santista tem uma população de dois milhões de habitantes, número que pode chegar a sete milhões nos períodos de férias. 

“A Baixada Santista vive um momento histórico, pois uma instituição centenária de saúde vai compartilhar toda a sua experiência no combate e tratamento das doenças infecciosas. Esse importante investimento resultará em expressivo impacto no perfil das principais endemias atendidas na região”, diz o diretor da Agência de Saúde da Baixada e do Instituto Emílio Ribas, David Uip.   

 “Trata-se de um reforço fundamental para a saúde pública da região. Uma unidade com o padrão Emílio Ribas de atendimento reúne todas as credenciais para prestar assistência altamente especializada e de alta complexidade aos portadores de doenças infectocontagiosas”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado