SP investe R$ 72 milhões em novo hospital estadual na zona Sul

Antigo Hospital Santa Marta, desativado há 12 anos, vai ressurgir pelas mãos do governo do Estado

O antigo Hospital Santa Marta, em Santo Amaro, na zona Sul da capital paulista vai ressurgir como hospital público estadual e atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O governo do Estado definiu a compra do prédio e do terreno da unidade por R$ 35,7 milhões e irá instalar ali um hospital geral para atender à população da região. O hospital estava desativado há 12 anos.

Decreto de desapropriação do terreno (esse é o termo jurídico para a aquisição da unidade) será assinado nesta terça-feira, 16 de julho, pelo governador Geraldo Alckmin.

A Secretaria de Estado da Saúde irá promover uma ampla reforma e modernização do prédio, situado numa área de 3.120 m². O local é próximo ao Metrô e ao centro de Santo Amaro, o que deve facilitar o acesso dos pacientes da região. A estimativa é de que o hospital receba R$ 26 milhões em obras de reforma e adequação, e mais R$ 10,3 milhões para a compra de equipamentos, o que, somado  ao valor da desapropriação, totaliza R$ 72 milhões em investimentos pelo governo do Estado.

Desde a desativação do Hospital Santa Marta, o prédio foi comprado por um plano de saúde, mas colocado à venda novamente em 2011 para pagamentos de dívidas. Levado a leilão, foi comprado por uma instituição financeira e agora revendido ao Estado.

O objetivo é já nos próximos meses providenciar a adequação da fachada, deteriorada pelas pichações, e trocar os equipamentos e camas antigos. Logo após será realizada a reforma e a definição do perfil assistencial da unidade, com total de leitos e especialidades a serem ofertadas. O novo hospital Santa Marta, agora estadual, deverá ser aberto à população no próximo ano.

“É um importante reforço para os pacientes do SUS na região de Santo Amaro, que poderão contar com assistência médica gratuita e especializada em um hospital com infraestrutura modernizada”, afirma José Manoel de Camargo Teixeira, secretário de Estado da Saúde de São Paulo em exercício.

Publicado por Assessoria de Imprensa em