Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Casa do Adolescente vira centro de referência para AL e irá triplicar atendimento

Parceria entre Secretaria e Faculdade de Medicina da USP transformará unidade de Pinheiros em polo internacional de capacitação em Saúde do Adolescente

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) permitirá quase triplicar o atendimento na Casa do Adolescente de Pinheiros, primeira unidade implantada no Estado voltada à saúde integral da população entre 10 e 20 anos.

Por meio de termo de cooperação técnica entre as duas instituições, a Casa do Adolescente passará a ter capacidade para fazer até 11 mil atendimentos mensais, contra 4,4 mil atualmente.

A parceria também fará da Casa do Adolescente de Pinheiros um centro de docência especial voltado à capacitação e à especialização em saúde pública na adolescência.

Alunos, estagiários, residentes e pós-graduandos da FMUSP nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia poderão participar de estudos promovidos no serviço, sobretudo, para prevenções da segunda gravidez e do HPV.

Segundo Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, a Casa promoverá intercâmbio de conhecimento sobre políticas públicas de saúde com outros países, a exemplo da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia e Angola.

"Será um verdadeiro polo de capacitação em saúde do adolescente para a América Latina e países de língua portuguesa", afirma Albertina.

Além disso, a Casa do Adolescente passará a oferecer acesso a dois exames femininos - colposcopia (que analisa a vulva, a vagina e o colo uterino) e a captura híbrida (que realiza pesquisa de DNA de vírus).

Esses dois exames serão úteis também no levantamento de dados para realização de pesquisas científicas nas áreas de ginecologia e saúde do adolescente, sobretudo com relação ao HPV.

"A Casa do Adolescente participará, inclusive, de pesquisas sobre a incidência do HPV e o uso de vacina contra o papilomavírus humano", explica Albertina.

Inaugurada em 1991, a Casa do Adolescente serviu como uma espécie de laboratório de novas políticas de saúde para jovens. Com diversos prêmios internacionais, a Casa oferece atendimento multidisciplinar, por meio de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores. Há também realizações de oficinas, bate-papos e terapias em grupo, para que os jovens exponham seus sentimentos, recebendo orientação especializada.

A Casa ainda mantém o "Disque Adolescente", um canal de comunicação para que jovens tirem suas dúvidas sobre sexo seguro, anticoncepcionais, relacionamentos afetivos, entre outros assuntos. Por meio do número telefônico (11) 3819-2022, uma equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais prestam orientações de segundas às sextas-feiras, das 11h às 14h.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado