Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Aranhas ferem 13 por dia em SP

 

Do total de acidentes com animais peçonhentos notificados no Estado neste ano, 23% foram causados por aranhas

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base nas notificações feitas pelos serviços de saúde de todo o Estado, aponta que, em média, por dia 13 pessoas procuram atendimento médico após ataque de aranhas. Somente até setembro deste ano, foram notificados 3.104 acidentes causados por aracnídeos, 23% do total registrado de 13.136 casos.

Entre as regiões com o maior número de acidentes estão Campinas, Sorocaba e Taubaté com 706, 247 e 229 casos notificados, respectivamente.

Em 2012, o número total de acidentes causados por ataque de aranha foi 3.628.

Após o acidente, os primeiros cuidados são lavar o local da picada, fazer compressas mornas para aliviar a dor e procurar uma unidade de saúde.  Caso seja possível, também é indicado levar a aranha ao serviço de saúde para identificação.

"Em geral, os pacientes não procuram o serviço médico nas primeiras horas, pois, muitas vezes, a picada não é percebida ou apresenta pouca dor. Além disso, pelas características das aranhas de aparência inofensiva, a pessoa pode não dar importância ao acidente. Quanto maior o tempo entre a picada e o diagnóstico, menor a possibilidade de boa resposta ao antiveneno", diz Jocely Casemiro Campos, técnica da área técnica de zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.

A lista das unidades de saúde de referência em todo o Estado para o atendimento a acidentes com animais peçonhentos pode ser acessada no site http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/APECO07_UNID.htm.

Previna acidentes com aranhas:

- Mantenha jardins e quintais limpos;
- Tenha cuidado ao manusear folhagens;
- Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas;
- Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas e mantenha a grama aparada;
- Sacuda roupas e calçados antes de usá-los, pois as aranhas podem se esconder neles e picarem ao serem comprimidos;
- Vede as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer, pois as aranhas, na sua maioria, apresentam hábito noturno;
- Afaste as camas das paredes e evite que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
- Evite pendurar roupas nas paredes e examine antes de vesti-las, mesmo que estejam dobradas e guardadas.
- Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar insetos, como baratas, que atraem as aranhas.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado