Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP vai produzir mais 96 remédios para o SUS com Parceria Público-Privada inédita

Contrato da Furp com maior laboratório farmacêutico de capital nacional permitirá produção de medicamentos genéricos, com investimentos privados de R$ 130 milhões 

O governo do Estado de São Paulo irá ampliar a oferta de medicamentos na rede pública de saúde brasileira a partir de uma Parceria Público-Privada inédita entre a Furp (Fundação para o Remédio Popular), laboratório oficial da Secretaria de Estado da Saúde, um dos maiores da América Latina, e a EMS, maior farmacêutica de capital nacional.

Com o contrato, a empresa vencedora do edital da PPP deverá investir R$ 130 milhões em cinco anos na fábrica de medicamentos da Furp de Américo Brasiliense, situada na região de Araraquara, no interior de São Paulo.

Por meio desta parceria, a fábrica da Furp será mais competitiva, atingindo sua plena operação e com registro de novos medicamentos. A expectativa é que sejam produzidos 96 novos medicamentos anualmente, num total de 1,26 bilhão de unidades farmacotécnicas.

Uma das principais vantagens da PPP é a transferência de tecnologia da empresa parceira para a fábrica estatal, que tornará a Furp o laboratório farmacêutico público com a maior e mais abrangente lista de produtos genéricos do Brasil.

A contratação da PPP se dará na modalidade de Concessão Administrativa, pelo prazo de 15 anos.

“Os investimentos do novo parceiro serão em infraestrutura e equipamentos para os laboratórios de controle de qualidade e desenvolvimento farmacotécnico, registro dos produtos, instalação dos almoxarifados, áreas administrativas e rede de tecnologia da informação, validação e certificação da planta de produção e, finalmente, a operação da planta de produção”, explica o superintendente da Furp, Flávio Vormittag.

Com a PPP o governo do Estado obterá economia para os cofres públicos, pois caberá ao parceiro privado a realização dos investimentos necessários à operação da fábrica e os registros de medicamentos genéricos, bem como com as despesas com pessoal e outros custos.

A plena operação da fábrica demandará a contratação de cerca de 400 novos funcionários. Além de investir em pessoal e matéria-prima, a empresa parceira entregará os medicamentos já na caixa para a Furp.

A PPP não inclui a fábrica da Furp de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Furp em números

- Inauguração: 9 de março de 1974 (39 anos)

- Área construída: 
Guarulhos: 41 mil metros quadrados
Américo Brasiliense:  27 mil metros quadrados

- Portfólio: mais de 70 produtos

- Processo de Transferência de Tecnologia: 13 parcerias

- Produção: 1,5 bilhão de unidades farmacotécnicas (Ufs)/ano

- Funcionários: 1.063

- Programa Dose Certa: mais de 21 bilhões de UFs distribuídas (1995 - 2013)

- Farmácia Dose Certa: 17 postos – mais de 170 milhões de UFs (2007-2012)

- Logística: 837 toneladas de medicamentos armazenados e distribuídos (2012)

- Clientes: aproximadamente 6 mil

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado