Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Amanhã é o último dia para atualização das vacinas em crianças menores de 5 anos em SP

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, mostra que 930 mil crianças foram levadas aos postos desde o início da campanha

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, é o último dia da campanha de atualização de vacinas em crianças paulistas, menores de cinco anos. Desde o último sábado, 24 de agosto, 927.962 mil crianças foram levadas aos postos de saúde em todo o Estado, para que tivessem conferidas e, se necessário, atualizadas as cadernetas de vacinação.

Com base nos dados informados pelos 645 municípios paulistas até às 9h desta quinta-feira, 29 de agosto, 71,1% das crianças estavam com seus esquemas de vacinação regularizados e não precisaram ser imunizadas.

Até o momento foram aplicadas, em 267.985 crianças, 346.502 mil doses de vacinas que protegem contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, gripe, febre amarela, rotavírus e meningite. Também foi disponibilizada a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

A campanha, que tem como meta atualizar a caderneta de vacinação de 2,8 milhões de crianças menores de cinco anos. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h.Em parceria com as prefeituras, o Estado mobilizou 38,3 mil profissionais da saúde. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança.

As crianças devem ser levadas por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação, documento considerado fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

“A campanha é importantíssima porque as crianças só ficam realmente protegidas quando ocorre uma cobertura vacinal completa, de acordo com cada faixa etária”, afirmou a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado