Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP vacina 2,7 milhões contra a gripe desde o início da campanha

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde, doentes crônicos serão imunizados até o dia 26 de abril

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelos municípios paulistas aponta que o Estado de São Paulo vacinou, até o dia 22 abril, 2,7 milhões de pessoas contra a gripe. O balanço leva em conta o número de pessoas imunizadas desde o início da campanha, que ocorreu no dia 15 de abril.

No total, em todo o Estado, já foram vacinados 1,7 milhões idosos com 60 anos ou mais, 313,3 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 138,4 mil gestantes, 165,3 mil trabalhadores da saúde, 364,8 mil doentes crônicos, 30,8 mil puérpuras e 3,2 mil indígenas. Esses são os públicos-alvo da campanha.

Ao longo da campanha, que vai até 26 de abril, a Secretaria pretende imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas até o dia 26 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 8,7 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

Os postos de saúde vão abrir das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 26. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, não participará da campanha deste ano.

"A imunização contra gripe é fundamental para evitar que o público-alvo sofra complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias. Por isso, é muito importante que a população procure um posto de vacinação para se proteger. Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado