SP promove mutirão para atendimento oftalmológico de estudantes da capital

Participam do programa "Visão do Futuro" crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública; aluno poderá escolher a armação caso seja constatada a necessidade do uso de óculos

A Secretaria de Estado da Saúde, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação realizam no sábado, 13 de abril, mutirão para atendimento oftalmológico aos alunos da rede pública de ensino da capital.

A ação integra o calendário de atividades "Visão do Futuro", programa destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal da cidade, indicados previamente pela escola de origem.

Nessa edição do mutirão, os atendimentos acontecem no Hospital das Clínicas da FMUSP, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Leste, Santa Casa Misericórdia de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Hospital Cema, Instituto Suel Abujamra e Centro Oftalmológico Tadeu Cvintal, a partir das 9h.

Para participar do mutirão, os alunos passam por um processo de triagem na unidade escolar em que estão matriculados, que inclui a realização de um teste de acuidade visual.

São encaminhados os estudantes que apresentam visão inferior ou igual a 0,7 em um ou em ambos os olhos; diferença de visão entre os dois olhos; sinais ou sintomas, a exemplo de dificuldade para enxergar e dores de cabeça; portador de algum tipo de deficiência; além daqueles que já usem óculos.

Durante o mutirão, caso seja constatada a necessidade do uso de óculos, a criança escolherá, no ato da consulta, a armação que receberá gratuitamente pelo programa na escola em que estuda. Se for diagnosticado algum quadro oftalmológico mais grave, será encaminhada para acompanhamento ambulatorial na rede SUS (Sistema Único de Saúde).

"É muito importante que os pais ou responsáveis pela criança participem do programa, levando-as para consulta no dia do mutirão. Trata-se de uma oportunidade única dentro do processo de formação da visão do aluno", afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Somente no ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde investiu cerca de R$2,4 milhões no programa "Visão do Futuro". Aproximadamente 32 mil crianças foram encaminhadas para atendimentos em um dos mutirões realizados, com a prescrição e confecção de quase 6,5 mil óculos. Além disso, cerca de mil alunos continuaram o tratamento oftalmológico em uma unidade ambulatorial.

O programa "Visão do Futuro" mantém parcerias com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social da capital paulista.
Publicado por Assessoria de Imprensa em