Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

1 em cada 4 crianças paulistanas é obesa

Levantamento realizado pelo programa "Meu Pratinho Saudável" avaliou cerca de 500 crianças em locais de grande circulação na capital paulista

Levantamento realizado pelo programa "Meu Pratinho Saudável", parceria do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, aponta que 45% das crianças e adolescentes paulistas estão com sobrepeso ou obesidade infantil.

A pesquisa, realizada durante mutirões gratuitos realizados pelo programa em parques, estações de metrô e escolas da rede estadual de ensino, contou com a participação de 476 crianças, de dois a nove anos de idade. No total, foram avaliados 246 meninos e 230 meninas.

Realizada com base na avaliação nutricional e no cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que é relação entre peso e altura, o estudo apontou que, do total de crianças e adolescentes avaliados, 19% apresentavam excesso de peso e 26% (ou um em cada quatro) foram classificados como obesos.

Do total de meninas avaliadas, 22% estavam com sobrepeso e 24%, com índices de obesidade. Já entre os meninos, 16,6% apresentaram excesso de peso e 28% foram considerados obesos.

"O crescimento da obesidade infantil está diretamente ligado aos hábitos alimentares, associado ao sedentarismo. Crianças obesas estão mais propensas a se tornar adultos obesos, elevando o risco de doenças como diabetes, cardiopatias e hipertensão", diz Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa "Meu Pratinho Saudável". "Para evitar isso, precisamos conscientizar as crianças e, principalmente seus responsáveis, sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada que deve ser mantida em todas as etapas da vida", observa.

Além das avaliações nutricionais, durante as ações do programa foram desenvolvidas para as crianças atividades didáticas com alimentos em resina, distribuição de quebra-cabeças educativos e jogos interativos com tablets.
Meu Pratinho Saudável

O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a 10anos e tem como objetivo a readequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável.

Um dos principais conceitos do programa prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos).

Para a outra metade, preencha o prato com 1/4 de alimento rico em proteínascomo carne vermelha, frango, peixe, ovos, que deve ser complementada com leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4 do prato deve contar com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.

Mais informações sobre os programas "Meu Prato Saudável" e "Meu Pratinho Saudável" podem ser obtidas pelo aplicativo "Meu Prato Saudável", disponível gratuitamente para celulares do tipo smartphone, e pelos portais www.meupratosaudavel.com.br e www.meupratinhosaudavel.com.br.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado