Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde firma termo de cooperação com TJ-SP e Escola Paulista de Magistratura

Parceria visa à adoção de medidas que subsidiem os magistrados e demais operadores do direito para assegurar maior eficiência na solução das demandas judiciais envolvendo a assistência à saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo assinou nesta segunda-feira, 3 de setembro, um termo técnico de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e com a Escola Paulista de Magistratura, visando à adoção de medidas que subsidiem os magistrados e demais operadores do direito para assegurar maior eficiência na solução das demandas judiciais envolvendo a assistência à saúde.

O objetivo é que estas medidas melhorem o direito da população ao acesso à saúde, evitando ações judiciais eventualmente desnecessárias. Em 2011, por exemplo, a pasta gastou cerca de R$ 800 milhões para atender a mais de 25 mil ações judiciais.

Pelo termo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fica responsável por celebrar parcerias e convênios com instituições na área da saúde para disponibilizar ao Poder Judiciário ferramentas de apoio e informações técnicas necessárias relativas à área da saúde e do direito sanitário.

Além disso, a Saúde terá que viabilizar os meios necessários para que essas informações sejam disponibilizadas ao Poder Judiciário e deve, ainda, compartilhar com o Tribunal de Justiça de São Paulo e com a Escola Paulista da Magistratura as ações necessárias para dar seguimento a esta parceria.

Cada órgão envolvido nomeará coordenadores responsáveis pela comunicação entre as instituições, que darão agilidade nos procedimentos técnico-administrativos e serão encarregados do controle e execução do acordo.

Entre as principais ações, está o projeto "SUS no TJ", que vai disponibilizar um correio eletrônico por meio do qual os magistrados farão consultas sobre as demandas judiciais que receberem. A ideia é que as dúvidas sejam tiradas 72 horas antes da sentença definitiva. O e-mail (acaojudicial@saude.sp.gov.br) será disponibilizado no site da Escola Paulista de Magistratura (www.epm.br).

Outro projeto importante é o JEFAZ, voltado mais diretamente à população. Uma comissão de técnicos da Secretaria fará uma triagem e avaliação farmacêutica junto aos pacientes, orientando-os para a busca dos medicamentos já disponíveis na rede básica e pela lista definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é evitar ações judiciais de medicamentos que já são fornecidos pelo SUS. Diante de alguma excepcionalidade, essa mesma comissão técnica vai fazer uma análise prévia dos casos, antes do encaminhamento judicial.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado