SP convoca paulistas para doarem sangue antes dos feriados de novembro

Objetivo é reforçar os estoques em todo o Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população paulista para doar sangue antes dos feriados prolongados do mês de novembro. O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais.

Somente a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo, já sofreu uma queda de 25% das doações no último mês.

Apesar de não haver desabastecimento, a instituição enfrenta situação de alerta com relação às bolsas de sangue dos fatores A negativo e B positivo e condição crítica dos fatores A positivo, O negativo e O positivo.

"É fundamental que a população faça as doações antes dos feriados, para evitar qualquer problema futuro de desabastecimentos dos hemonúcleos e hemocentros", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede Estadual.
O Estado de São Paulo tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, dos quais 40 na capital paulista.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

No site www.saude.sp.gov.br/doesangue estão disponíveis os endereços de postos de coleta de sangue no Estado de São Paulo. Para informações sobre horários de funcionamento das unidades integradas à Fundação Pró-Sangue, basta acessar www.prosangue.sp.gov.br ou ligar para 0800 55 0300.

Publicado por Assessoria de Imprensa em