Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas discute o futuro da Aids no Brasil

Evento no Teatro Folha contará com representantes do poder judiciário, da área de saúde e da imprensa e culminará em compromisso de melhorias nas áreas assistencial e científica

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, na capital paulista, está com inscrições abertas para um grande debate que vai discutir o panorama, os avanços e o futuro da Aids no Brasil.

O evento "Aids: missões para o futuro" será aberto ao público e acontece no dia 22 de novembro, antecipando a celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids no Brasil. As vagas são limitadas.

Estarão presentes renomados representantes do poder judiciário, da área de saúde e da imprensa. Além disso, o evento resultará em documento oficial que para ratificar os compromissos assumidos entre as áreas envolvidas para promover avanços nos campos assistencial e científico do combate à Aids.

O debate será composto por dois eixos. O primeiro abordará Aids e Mídia e o segundo será sobre Aids e Poder Judiciário.

O tema Aids e Mídia tem como objetivo discutir como a imprensa vem divulgando e repercutindo as informações sobre a Aids. Os profissionais avaliarão o que pode ser mais importante divulgar diante do atual cenário em que vivemos, no sentido de continuar alertando a população para os riscos da infecção pelo vírus HIV e também mostrar os avanços registrados e os que estão em andamento, desde o surgimento da doença no país.

Já o módulo Aids & Poder Judiciáriotem como objetivo abordar a "judicialização" da saúde entre os médicos, representantes da área jurídica e jornalistas, ou seja, as ações judiciais movidas contra o poder público na área da saúde para disponibilizar produtos ou serviços que não são padronizados pelo Ministério da Saúde e que oneram significativamente os cofres públicos.

"Esse evento será muito importante para ratificarmos, junto aos representantes de todas as esferas públicas, as missões futuras para os avanços na área da Aids no Brasil. Embora a taxa de mortalidade por Aids tenha diminuído significativamente, de 22,9 mortes por 100 mil habitantes em 1995, para 7,6 em 2010, ainda registramos cerca de nove óbitos por dia no Estado de São Paulo. Temos que continuar avançando", explica o médico infectologista David Uip, diretor do Emílio Ribas.

O debate será aberto para profissionais e estudantes da área de saúde, jurídica e de comunicação. As inscrições podem ser feitas através do pelo e-mail inscricoes@emilioribas.sp.gov.br
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado